Terça, 27 Fevereiro 2018 13:14

Professor da Unifesp integra organização internacional voltada à pesquisa de doenças neurodegenerativas

Fabricio Ferreira de Oliveira é o único representante brasileiro do Conselho Consultivo da ISTAART

Fabricio Ferreira de Oliveira, professor afiliado do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp), passou a integrar, a partir deste ano, o Conselho Consultivo da International Society to Advance Alzheimer's Research and Treatment (ISTAART).

O neurologista é o único representante brasileiro no time composto no total por 15 membros, selecionados a partir de critérios que incluem dados curriculares, produção científica e envolvimento com a sociedade. Os conselheiros eleitos exercem a função voluntariamente durante dois anos, renováveis duas vezes por meio de eleições (totalizando até seis anos, no máximo).

“Meu principal objetivo é trazer para São Paulo a Alzheimer's Association International Conference (AAIC), que acontece anualmente no Hemisfério Norte. A presença do evento no Brasil pode abrir um caminho seguro para obter apoio junto ao Governo Federal de modo a viabilizar mais recursos para o financiamento da assistência com qualidade ao paciente com síndrome demencial (doença de Alzheimer, demência com corpúsculos de Lewy, demência da doença de Parkinson, demência fronto-temporal, demência vascular, demência alcoólica, ou outros distúrbios correlatos)”, analisa o professor.

A ISTAART é o braço internacional da Alzheimer's Association; trata-se de uma organização profissional de indivíduos interessados no estudo do Alzheimer e das demências em geral, que apoia atividades científicas, mas também os cuidadores de pessoas com doença de Alzheimer e desordens correlatas. Para participar, é necessário filiar-se como membro da sociedade. Os associados podem ser neurologistas, geriatras, gerontólogos, psiquiatras, radiologistas, enfermeiros, fonoaudiólogos, assistentes sociais, geneticistas, biólogos, psicólogos e neurocientistas em geral. Estudantes de qualquer disciplina afim também podem se filiar.

O Conselho Consultivo completo pode ser visto na página. Os membros atuais permanecem pelo menos até o final de 2019.

Lido 9503 vezes Última modificação em Segunda, 05 Março 2018 10:05