Sexta, 29 Junho 2018 14:49

Projeto de extensão do ICT/Unifesp se destaca em competição de robótica

Formados por estudantes oriundos de escolas públicas de São José dos Campos, grupos obtiveram, respectivamente, segundo e quarto lugares

OlimpiadaRobóticaPortal 1

Dois grupos formados por estudantes de escolas públicas de São José dos Campos se destacaram na competição regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR 2018). Integrantes do projeto de extensão Treinamento para Olimpíada de Robótica do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT/Unifesp) - Campus São José dos Campos, os alunos obtiveram, respectivamente, o segundo e quarto lugares na maior competição de robótica da América Latina.

A competição contou com mais de 50 equipes de diferentes escolas do Vale do Paraíba, sendo Thanos (2º) e Balder (4º) as únicas formadas por jovens de escolas públicas da cidade de São José dos Campos. O resultado classificou as equipes para a etapa estadual, que ocorrerá no Centro Universitário FEI no segundo semestre.

Fabio Faria, docente do ICT/Unifesp e coordenador do Grupo de Robótica Forgers, responsável pelo treinamento dos estudantes, celebrou o resultado. "É um feito extremamente importante para mostrarmos que São José dos Campos é uma cidade diferenciada. Esses resultados só foram possíveis graças ao trabalho dos nossoa alunos da equipe de robótica Forgers/Unifesp que dão suporte ao projeto de extensão”.

O projeto de extensão Treinamento para Olimpíada de Robótica está chegando ao terceiro ano de atuação, atendendo um total de 100 estudantes e já conta com excelentes resultados nas duas participações que teve na competição OBR. Em 2017, o projeto já havia conseguido o feito inédito de levar pela primeira vez uma equipe de escola pública (EMEF Prof.ª Homera da Silva Braga) da cidade de São José dos Campos para a estadual da OBR. E neste ano, alcança mais uma marca que foi a classificação de duas equipes também de escolas públicas da cidade (EMEF Possidonio Jose de Freitas e EMEF Prof.ª Mercedes Carnevalli Klein).

Equipes classificadas

Thanos: Isabela Borges Monti (9º série) e Priscila Kaori Matsumoto Hizatsuki (9º série) da EMEF Profª Mercedes Carnevalli Klein.
Balder: Andrey Vitor Hugo P. de Santana (9º série), Kauê Ferreira Guedes (8º série) e Luís Fernando de Oliveira (9º série) da EMEF Possidonio Jose de Freitas.

Equipe do projeto

Prof. Fabio Faria (coordenador), Prof. Sérgio Ronaldo (colaborador), Rafael Fernandes (bolsista PIBEX), Gabriela Restani (ex-bolsista PIBEX), Daniela Borges, Diego Santos, Gabriela Capelli, Gaspar Rocha, Glauber Prado, Graziele Leite, Humberto Murta, Kevin Shih, Leonardo Corrêa, Lucas Vaz e Thais Soares.

OlimpiadaRobóticaPortal 2

Lido 9342 vezes Última modificação em Sexta, 06 Julho 2018 10:17