Sexta, 20 Julho 2018 11:30

Unifesp e Prefeitura de Santos realizarão pesquisa com foco na população em situação de rua

Trabalho começará em outubro, com dados preliminares disponibilizados ainda neste ano

FernandoKinkerUnifesp
Fernando Kinker no lançamento do programa Novo Olhar (Crédito da foto: Isabela Carrari/PMS)

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Prefeitura Municipal de Santos firmaram, na quinta-feira (19/7), um convênio de cooperação técnica para a realização de pesquisas a fim de conhecer melhor as pessoas em situação de rua. A celebração do convênio ocorreu durante o lançamento do programa Novo Olhar, iniciativa que unirá ações de solidariedade da sociedade civil aos serviços assistenciais já oferecidos pelo município.

Além da realização de um censo, o projeto prevê ações de educação permanente junto aos profissionais das redes de atenção e contará com a participação de docentes, estudantes, de profissionais e de um grupo de usuários dos serviços de assistência social, que atuarão como membros da equipe do trabalho.

A pesquisa, cuja base de dados será desenvolvida por alunos da Fatec Rubens Lara, começará em 5 de outubro, com dados preliminares disponibilizados já em dezembro. Quando concluída, renderá um livro para compilação das informações coletadas. O material também será tema de palestras e seminários.

“Esse censo vai nortear todas as nossas ações, permitindo traçar perfis e compreender o porquê do fenômeno, além de entender as peculiaridades de Santos. Assim, conseguiremos atuar de forma personalizada, a partir das situações que forem apresentadas neste trabalho meticuloso”, explicou o secretário de Desenvolvimento Social, Flávio Jordão, pasta responsável pelo trabalho.

A parceria entre as instituições foi celebrada também por Fernando Kinker, professor da Unifesp. “Em Santos, temos a possibilidade de construir uma universidade pública que desempenhe sua principal função, que é a de melhorar a vida das pessoas”.

Com informações da Prefeitura Municipal de Santos

Lido 6606 vezes Última modificação em Segunda, 19 Dezembro 2022 13:39