Quinta, 23 Agosto 2018 13:19

Unifesp participa da Feira do Guia do Estudante 2018

Intuito é levar aos vestibulandos informações sobre todos os cursos ofertados pela instituição

Sem título
Matéria publicada pelo site do Guia do Estudante sobre a participação da Unifesp no evento

A Unifesp confirmou sua participação na Feira do Guia do Estudante de 2018. A instituição terá um estande no evento, que acontece nos dias 13, 14 e 15 de setembro, das 9h às 19h, no Pavilhão de Exposições do Anhembi (São Paulo). Gratuita, a feira reúne, todo ano, dezenas de universidades, palestrantes e atividades, voltados a vestibulandos do país todo atrás de informações sobre cursos, faculdades, carreiras, profissões e mercado de trabalho. Acesse aqui a programação completa.

Para a Pró-Reitora de Graduação Isabel Quadros, será uma ótima oportunidade de levar ao público informações sobre todos os cursos ofertados pela instituição, além dos cursos historicamente mais conhecidos. “Mantendo os altos padrões de qualidade da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) e de Enfermagem (EPE/Unifesp), o vestibulando tem na Unifesp acesso a cursos de bacharelado e licenciatura nas mais diferentes áreas do saber, como História da Arte, Nutrição, Economia, Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, e Engenharia Química”, exemplifica.

Quadros afirma que com a expansão da Unifesp, iniciada há cerca de 12 anos, mais de duas mil vagas para ingressantes são ofertadas nos campi Baixada Santista, Diadema, Guarulhos, São José dos Campos e Osasco. “A participação da Unifesp na Feira do Guia do Estudante visa dar maior visibilidade aos nossos campi e cursos, garantindo o preenchimento total das vagas ofertadas. Conhecendo a Unifesp e os cursos oferecidos com antecedência, acreditamos que o candidato poderá fazer sua escolha com maior segurança. Além disso, divulgaremos os eventos de Dia Aberto dos diferentes campi, em que os estudantes de ensino médio podem visitar os campi de interesse e obter mais informações.

Outra meta da universidade, segundo a Pró-Reitora de Graduação, é desmistificar a ideia que o ensino público superior é voltado apenas para quem estudou em escolas particulares. “A universidade pública é de todos, e vamos mostrar os caminhos que esses estudantes devem trilhar para ter acesso à Unifesp”. Um deles é o das cotas: 50% das vagas são reservadas aos advindos de escolas públicas. Dentro desse percentual, 50% é destinado a quem tem renda familiar de até 1,5 salário mínimo per capta (25% do total de vagas). Dentro dessas cotas informadas, ainda são calculadas as vagas para os candidatos pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.

infog

Sisu e vestibular misto

É sempre bom lembrar como funciona atualmente a candidatura para a maior parte das universidades públicas federais, como a Unifesp. Antigamente, cada vestibular demandava uma nova taxa de inscrição, o que resultava em um investimento muito alto para os vestibulandos. “O Sisu revolucionou esse conceito na rede de universidades federais, realizando um processo seletivo unificado para ingresso. Após feita a avaliação do Enem, o candidato, com a nota em mãos, pode se candidatar a uma vaga no ensino superior, em instituições de todo o Brasil”, explica Quadros. O sistema é utilizado para ingresso na maioria dos cursos ofertados pela Unifesp.

Já o vestibular misto, adotado para o ingresso em alguns cursos, é um processo que utiliza a nota do Enem, além de provas complementares que avaliam conhecimentos considerados necessários para o ingresso em determinadas áreas. Na Unifesp, o vestibular misto é adotado no vestibular para Biomedicina, Fonoaudiologia e Medicina (Campus São Paulo), e Ciências Biológicas e Engenharia Química (Campus Diadema). Quanto ao único curso de graduação da Unifesp na modalidade de Educação à Distância (Curso Superior de Tecnologia em Design Educacional), a nota do Enem é utilizada como critério de seleção, em edital próprio (cursos EaD não podem participar do Sisu).

Acompanhe as informações sobre os Processos de Vestibular da Unifesp

*Com informações do site www.guiadoestudante.abril.com.br

Lido 9790 vezes Última modificação em Terça, 18 Setembro 2018 17:17