Quarta, 05 Setembro 2018 08:27

Unifesp inaugura Núcleo de Especiação Química e RU no Campus Diadema

Unidade José de Filippi do Campus Diadema recebe novos laboratórios de ponta e inaugura Restaurante Universitário

Inauguração do laboratório multiuso do Núcleo de Especiação Química (NESPEQUI)
Inauguração do laboratório multiuso do Núcleo de Especiação Química (NESPEQUI)

No dia 27 de agosto, foram inaugurados o laboratório multiuso do Núcleo de Especiação Química (NESPEQUI) e o refeitório do Restaurante Universitário (RU) da Unidade José de Filippi (Campus Diadema). O descerramento das respectivas placas de inauguração foi conduzido pela reitora da Unifesp, Soraya Soubhi Smaili, junto ao vice-reitor Nelson Sass e o diretor do Campus Diadema João Alexandrino. O novo espaço destinado ao refeitório conta também com uma área de plantio de árvores nativas, a exemplo do Pau-Brasil, um projeto conjunto das divisões de Gestão Ambiental e de Infraestrutura do Campus Diadema.

A reitora da Unifesp agradeceu o trabalho desenvolvido por todos os agentes atuantes em ambas as inaugurações. "Em um contexto de dificuldades e desafios em que vivemos, parece que são poucas coisas. Mas não são. São resultados que irão atender a muitos. O NESPEQUI, por exemplo, servirá a muitas atividades importantes no país, como o controle da qualidade da água. Quanto ao RU, concluído em tempo recorde, estanca uma urgência de convivência e bem estar. Esse momento sintetiza nosso desejo de uma universidade pública e de qualidade, e temos que celebrar cada vitória", comemora. O Pró-Reitor de Planejamento, Pedro Arantes, pontua ainda que a Unifesp pretende avançar nas articulações que um RU permite entre universidade e sociedade, de forma que as compras públicas fomentem a agricultura familiar e sustentável.

O evento contou também com a presença da Chefe de Gabinete Andrea Rabinovici, do Pró-Reitor de Planejamento Pedro Arantes, da Pró-Reitora de Administração Tania Mara Francisco, da Pró-reitora de Extensão e Cultura Raiane Patricia Severino Assumpção, Pró-reitor de Assuntos Estudantis Anderson da Silva Rosa, do Pró-reitor adjunto de Graduação Fernando Sfair Kinker, do Pró-reitor adjunto de Gestão de Pessoas Norberto Lobo e da Diretora Administrativa do Campus Sinara Farago, além de professores, servidores técnico-administrativos e estudantes.

Sobre o NESPEQUI

O NESPEQUI, custeado pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), trata-se do primeiro facility multiusuário em universidade pública do tipo sala-limpa (classe 7-8), com equipamentos de ponta - como o Espectômetro de Massas com Plasma Indutivamente Acoplado, com interfaces que permitem a análise simultânea de espécies orgânicas e inorgânicas. Conta ainda com um laboratório de apoio e equipamentos para purificação de ácidos e preparo de amostras empregando microondas com cavidade. Toda a configuração dos equipamentos foi planejada para atender a aplicações de interesse de diversas áreas do conhecimento. Boa parte do aporte deriva de recursos próprios da Unifesp, para adequação de infraestrutura predial e rede elétrica, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), que custeou os projetos executivos, a aquisição de forno microondas e de nobreaks que sustentam os equipamentos do núcleo, e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para aquisição de sistema para purificação de ácidos.

De acordo com a docente do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF) - Campus Diadema e coordenadora do NESPEQUI, Geórgia Labuto, o núcleo visa atender à comunidade científica nacional e internacional que objetive realizar estudos pertinentes à especiação química, oferecer cursos de formação de recursos humanos nas técnicas disponíveis e prestar assistência para responder questões de interesse da sociedade brasileira.

Almoço de inauguração do RU do Campus Diadema

Instalações do novo laboratório multiuso do Núcleo de Especiação Química (NESPEQUI)
Instalações do novo laboratório multiuso do Núcleo de Especiação Química (NESPEQUI)

Lido 8212 vezes Última modificação em Sexta, 21 Setembro 2018 10:14