Quarta, 12 Setembro 2018 13:00

Unifesp figura em ranking internacional sobre empregabilidade

Instituição está entre as seis universidades brasileiras classificadas

Por Daniel Patini

ranking Employability2019 portal

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) é uma das seis universidades brasileiras classificadas no QS Graduate Employability Rankings 2019, elaborado pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds e que contempla as 500 melhores instituições de ensino superior do mundo, de acordo com a empregabilidade de seus pós-graduados.

Além da Unifesp, que se manteve no grupo da faixa 301-500 em relação ao último ranking, completam a presença brasileira na lista a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A metodologia utiliza como critérios de classificação a reputação da universidade entre as empresas, as parcerias com empregadores, o sucesso dos egressos, a presença das empresas na universidade e a taxa de empregabilidade.

Para Paulo Schor, coordenador de pesquisa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifesp, o ranking recém-divulgado mostra que a instituição manteve a sua posição em relação à empregabilidade de seus pós-graduados, apesar da redução drástica em investimentos governamentais em Ciência e Tecnologia. “Isso traz consequências a uma universidade como a nossa que se dedica à formação de recursos humanos e à ciência básica, como é o caso da diminuição da colocação desse profissional no mercado de trabalho”.

Schor complementa que "algumas outras instituições com tradição maior em desenvolvimento tecnológico e inovação podem ter uma vantagem competitiva, no sentido de que as empresas que não fazem parte dos cortes governamentais continuam empregando essas pessoas".

O QS Graduate Employability Rankings 2019 pode ser conferido na íntegra no link.

Lido 9258 vezes Última modificação em Segunda, 17 Junho 2024 12:52