Sexta, 19 Outubro 2018 13:51

Programa Mao3D do ICT/Unifesp é destaque na Semana Nacional da Ciência e Tecnologia

Evento deste ano tem como tema Ciência para a redução das desigualdades

Por Denis Dana

SNCT ICTportal 1
Professor da Unifesp Elias de Barros Santos durante a abertura do evento

O Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo (ICT/Unifesp) - Campus São José dos Campos foi um dos destaques na exposição de trabalhos de ciência realizada no último dia 18 de outubro, no Parque Vicentina Aranha, na região central da cidade. A atividade fez parte da 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que aconteceu simultaneamente em todo o Brasil, de 15 a 21/10, com mais de 1.300 instituições envolvidas. Neste ano, o evento teve como tema Ciência para a redução das desigualdades, e a universidade se destacou com a divulgação do Mao3D, projeto que desenvolve próteses de membros superiores infantis.

Para Maria Elizete Kunkel, docente em Engenharia Biomédica e coordenadora do programa de extensão Mao3D, o evento foi uma excelente oportunidade para mostrar ao público como o conhecimento da universidade pode fazer a diferença e impactar positivamente na sociedade. “A universidade pública tem como importante papel utilizar toda a sua ciência e tecnologia para reduzir desigualdades e melhorar a qualidade de vida das pessoas. É o que fazemos, por exemplo, por meio desse programa, com o envolvimento de estudantes de graduação e de pós-graduação da Unifesp”.

SNCT ICTportal 3

Vitrine para a Unifesp

Integrante do programa de extensão e uma das expositoras do Mao3D no evento, Paloma Gonçalves, 21 anos, graduanda de Engenharia Biomédica na Unifesp, acredita que o evento não só ajudou a cativar a população para o universo científico como também serviu de vitrine para mostrar algumas das oportunidades oferecidas pela universidade. “Vários estudantes que nos visitaram neste dia para conhecer de perto o Mao3D também se interessaram em saber mais sobre a vida acadêmica, sobre as possibilidades de pesquisa, o que também ajuda a divulgar a nossa universidade”, diz Paloma.

Com a repercussão crescente a cada ano, de fato, a SNCT tem ajudado bastante na aproximação do público com a ciência e, especificamente, com a universidade pública. Hoje, ela é considerada o maior evento de divulgação científica do país e um dos maiores do mundo.

Para o professor de Química Elias de Barros Santos, coordenador da Unifesp na Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, “o público que prestigia as ações certamente é atraído para o universo científico e acadêmico, trazendo bastante visibilidade para a Unifesp, o que se faz necessário, já que por falta de informação muitas pessoas deixam de acreditar que podem ingressar na universidade pública e fazer carreira acadêmica”, destaca. “A SNCT cumpre bem sua missão ao divulgar a ciência, aproximar universidade da sociedade e mostrar como ela é um caminho importante para superar desigualdades”, conclui o professor.

SNCT ICTportal 2
Os docentes Elias de Barros Santos e Maria Elizete Kunkel com os estudantes do ICT/Unifesp

Lido 8409 vezes Última modificação em Terça, 30 Outubro 2018 15:56