Quarta, 07 Novembro 2018 13:38

Comunicado: Atualização dos servidores na nova estrutura de Centros de Custos da Unifesp

À Comunidade,

Criado há mais de 20 anos, para atender a então necessidade institucional, o atual modelo do Centros de Custos da Unifesp claramente não contempla mais a universidade de hoje. Com seis campi, oito unidades universitárias, diversidade de cursos e estruturas, a Unifesp passou por um enorme crescimento, que chega quase a 1.000%, indo, por exemplo, de 1.350 para quase 13.000 estudantes de graduação em apenas dez anos, e não só, mas também neste período, ocorreram atualizações técnicas e legislativas que tornaram obsoleto o atual modelo.

Assim, considerando a necessidade de adequação – centro de custos não se atualizou com a expansão e não atende, já há bastante tempo, a estrutura; os normativos da Secretaria do Tesouro Nacional sobre custos e procedimentos contábeis; os Sistemas integrados da Administração Federal, em especial o SIORG (Sistema de Organização e Inovação Institucional, instituído pelo Decreto nº 6.944, de 21 de agosto de 2009, fonte oficial de informações sobre a estrutura organizacional dos órgãos e entidades do Poder Executivo federal - Administração direta, Autarquias e Fundações) –, é que demos início a implantação do novo modelo de Centro de Custos da Unifesp.

Complexo e necessário, o processo teve início com a criação de comissão que contou com a participação de diversas áreas institucionais e com o indispensável apoio das diretorias dos campi. O primeiro passo foi a implantação do Sistema SEI, que exigiu o cadastramento das áreas; em seguida, houve o processo de recadastramento do pessoal ativo. Neste período, foi atualizado o SIORG, e desde outubro, estamos em processo de inventário patrimonial, já no novo modelo.

Hoje iniciamos a quinta e penúltima fase de implantação no novo Centro de Custos da Unifesp, que consiste na validação das informações sobre lotação dos servidores pelos responsáveis por cada uma das estruturas (Centros de Custos). Para tanto, encontra-se disponível sistema, através do Módulo “atualização dos Servidores na nova estrutura de Centro de Custos da Unifesp”, localizada no ambiente da Intranet – Unifesp, na subdivisão Pró-Reitoria de Gestão com Pessoas. Acesse aqui o Manual de Utilização do Sistema. Para consultar a lista dos Centros de Custos, clique aqui.

O prazo estabelecido para o procedimento é 03/12 próximo. As dúvidas deverão ser encaminhadas para os e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., indicando sempre o problema, o responsável e VoIP para possível contato.

Nossa expectativa é que as mudanças contribuam não apenas para o aperfeiçoamento administrativo e para o atendimento à legislação, mas acima de tudo para melhoria continua dos fluxos e ampliação da transparência.

Adm. Tânia Mara Francisco
Pró-reitora de Administração da Unifesp