Terça, 04 Dezembro 2018 13:05

Unifesp recebe as maiores notas pelo Guia do Estudante

Cursos de graduação, de diferentes áreas do conhecimento, conquistaram quatro ou cinco estrelas

Box Notas GuiaEstudantes

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) recebeu as melhores notas na avaliação do Guia do Estudante. Os cursos, de diferentes áreas do conhecimento e pertencentes aos campi Baixada Santista, Diadema, Guarulhos, Osasco e São Paulo, conquistaram quatro ou cinco estrelas.

O Guia do Estudante é uma publicação do Grupo Abril. Em sua 28ª edição e realizada anualmente, a avaliação das graduações utiliza como base a pesquisa de opinião, permitindo classificar os cursos como Bom (três estrelas), Muito Bom (quatro estrelas) e Excelente (cinco estrelas). O levantamento acontece por meio de um questionário eletrônico encaminhado aos responsáveis pelos cursos, instrumento importante que norteia os pareceristas no processo. Ele aborda temas como corpo docente, projeto didático-pedagógico, internacionalização, mercado de trabalho, infraestrutura e oferta de pós-graduação. Cada curso recebe o conceito de, no mínimo, sete pareceristas – professores, coordenadores de cursos e diretores de departamento – e esses são responsáveis pela nota final (saiba mais nesta publicação sobre a avaliação de 2017).

Segundo Isabel Quadros, pró-reitora de Graduação, o desempenho da Unifesp demonstra a consolidação da universidade, oferecendo cursos de alta qualidade nas várias áreas do conhecimento. "Enquanto a maioria permaneceu com ótima avaliação (4 e 5 estrelas) em relação aos resultados de 2017, seis dos nossos cursos melhoraram seu desempenho em relação ao ano passado. Celebramos esses resultados que são fruto da dedicação e compromisso dos docentes e dos servidores da instituição e dos nossos estudantes que podem ter acesso a uma ampla formação acadêmica, dentro e fora da sala de aula".

Dos 30 cursos de graduação da Unifesp avaliados, mais da metade (19) obteve cinco estrelas. Destaque para o Campus Baixada Santista, cujos cursos tiveram todos a maior nota. Em relação ao ano de 2017, Ciências Sociais, Ciências Sociais (Licenciatura), Filosofia (Bacharelado), História da Arte, Relações Internacionais e Terapia Ocupacional ganharam mais uma estrela. Veja abaixo a lista completa:

Cinco Estrelas
Baixada Santista: Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional
Diadema: Licenciatura em Ciências, Farmácia
Guarulhos: Ciências Sociais, Ciências Sociais (Licenciatura), História, História (Licenciatura), História da Arte, Letras (Licenciatura), Pedagogia (Licenciatura)
Osasco: Relações Internacionais
São Paulo: Biomedicina, Enfermagem, Fonoaudiologia