Terça, 29 Janeiro 2019 12:09

Estudante da Unifesp é destaque na 4.ª edição do Desafio Pfizer

Monica Tiyoko Morioka Hashimoto venceu o Prêmio Sempre On Innovation de 2018, na categoria Universitários

Por Daniel Patini

tiyoko pfizer
(Foto: arquivo pessoal)

A Iniciação Científica da estudante Monica Tiyoko Morioka Hashimoto, do curso superior de Tecnologia em Informática em Saúde da Unifesp, venceu o Prêmio Sempre On Innovation de 2018, na categoria Universitários, da 4.ª edição do Desafio Pfizer, premiação que visa estimular a inovação e o empreendedorismo no Brasil, com foco na área da Saúde. Os vencedores foram anunciados no dia 4 de dezembro de 2018, durante cerimônia de premiação realizada em São Paulo.

Tiyoko concorreu ao prêmio com o trabalho Maritaka18 - Uso de Nanossatélite em Telessaúde no Alto Xingu, que busca otimizar o atendimento a pacientes em áreas remotas, por meio do uso da tecnologia espacial aliada a soluções de tecnologia da informação, uma vez que comunicação de dados nessas áreas é um grande desafio na saúde pública brasileira.

“O Projeto Xingu da Unifesp é um dos projetos de extensão mais antigos do país, com mais de 53 anos de atividade na região sul da Amazônia. Com o Maritaka18, pretende-se consolidar parcerias com instituições que já desenvolvem tecnologia espacial e que tenham interesse em difundir o conhecimento", explica a estudante. Ainda de acordo com ela, os dados gerados podem indicar importantes respostas para muitas áreas, como Teleoftalmologia, Telemedicina, Gestão em Saúde, entre outras.

O projeto, que está em fase de especificações de requisitos e de seleção de colaboradores para organizar as equipes multiprofissionais de trabalho, tem a orientação do professor Vagner Rogério dos Santos, do Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais, que já atuou como coordenador de projetos mecânicos e dispositivos de mecânica de precisão de pequenos satélites no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Lido 6579 vezes Última modificação em Sexta, 30 Outubro 2020 15:40