Segunda, 25 Março 2019 13:59

Estudantes da rede pública participam de ação durante a I Semana do Cérebro

Evento possibilitou ensinar de forma lúdica e interativa conceitos básicos de neurociência e robótica para as crianças

SemanaCérebro 1

Nos dias 13 e 14 de março, cerca de 800 estudantes das escolas parceiras EMEF Carlos de Andrade Rizzini e E.E. Lasar Segall participaram da I Semana do Cérebro - Eu não sou um robô: como meu cérebro funciona?, organizada pelo grupo de pesquisa em Neurociência Contemplativa e Medicina do Estilo de Vida, do Programa de Pós-Graduação em Patologia da Universidade Federal de São Paulo. O grupo de pesquisa é coordenado por Daniela Rodrigues de Oliveira, pesquisadora do programa. Fazem parte também da equipe os alunos de pós-graduação Marianna Nogueira Cecyn, Cristiane Vitor de Andrade Toledo, Phelipe Bagesterio Martins de Toledo e Luciana Fungaro Rissatti, e os alunos de graduação Bárbara Ponteciano Mello e Fernando Henrique Nogueira Cecyn

A Semana do Cérebro (Brain Awareness Week) é um evento internacional promovido pela DANA Foundation e incentivado no Brasil pela Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento (SBNeC), cujo objetivo é trazer para a população geral conhecimentos de Neurociência, os quais foram transmitidos aos estudantes de forma lúdica, interativa e educativa, por meio de apresentações teatrais interativas com modelos anatômicos de encéfalo e neurônio, modelo de circuitos cerebrais e um robô NXT versão 1 (Lego Mindstorms) para crianças e adolescentes. O evento também trabalhou as habilidades socioemocionais que fazem parte da Base Nacional Curricular Comum (BNCC).

SemanaCérebro 2

Coordenadora geral do evento e do grupo, Daniela comentou sobre a importância de levar o conhecimento científico para o ambiente escolar durante o processo de alfabetização das crianças e adolescentes. “As atividades foram organizadas em formas de oficinas de acordo com a temática deste ano ‘Eu não sou um robô: como o cérebro funciona?’. A nossa intenção era ensinar o planejamento do movimento ao pegarmos uma bola. Para isso, trabalhos conceitos relacionados à transmissão sináptica, estrutura do sistema nervoso, sistema sensorial, motor e visual. Assim, as crianças e adolescentes experimentam momentos de aproximação à ciência e aprenderam de forma lúdica e interativa. No final da oficina transmitimos a mensagem do que nos faz humanos e únicos, e portanto “máquinas” extraordinárias que precisam de respeito e acolhimento, portanto, foram trabalhadas habilidades socioemocionais de maneira a incentivar o comportamento pró-social – o sistema nervoso trabalha em equipe sempre, os neurônios precisam fazer sinapses e se comunicar para fazer tudo o que fazemos, assim como numa sociedade todos são importantes e precisam trabalhar em equipe, não importa o que 'você quer ser o que crescer', você é fundamental para uma sociedade saudável”, relata Daniela.

Ainda de acordo com ela, “o acolhimento das crianças e adolescentes foi algo marcante para todos os alunos do grupo, pois eles puderam ter a certeza do papel do cientista que não se resume a apenas ficar no laboratório fazendo experimentos. O cientista tem papel fundamental na sociedade, com o objetivo de criar o conhecimento e divulgá-lo, semeando a curiosidade nas crianças e adolescentes”. Após a última oficina, foi aberto um espaço para perguntas para os estudantes para estimular o pensamento científico e a curiosidade.

A parceria entre o Grupo de Pesquisa em Neurociência Contemplativa e Medicina do Estilo de Vida, do Programa de Pós-graduação em Patologia da Universidade Federal de São Paulo com a Educação Integral (DICEU), o Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA) da Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro e a E.E. Lasar Segall tornou possível a realização dessa atividade com as crianças e adolescentes.

SemanaCérebro 3

Para mais informações:
Grupo de Neurociência Contemplativa e Medicina do Estilo de Vida – Unifesp: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Lido 5657 vezes Última modificação em Quarta, 03 Abril 2019 15:23