Quarta, 27 Março 2019 14:02

Programa Maré de Ciência promove ação de conscientização e divulgação científica no Dia Mundial da Água

Maré de Ciência 1

No Dia Mundial da Água, 22 de março, a equipe do Programa Maré de Ciência do Campus Baixada Santista da Unifesp realizou uma atividade de conscientização e divulgação científica, organizada pela Secretaria do Meio Ambiente de Santos. Docentes, discentes e pós-doutorandos da universidade promoveram atividades lúdicas e mostras científicas que abordaram a temática da água, desde os rios de água doce, estuários e o mar.

Durante a ação, membros da sociedade tiveram contato com os organismos de cada ambiente e as explicações sobre a importância da biodiversidade, puderam aprender com jogos educativos e trabalharam especificamente a problemática do lixo no mar em uma sessão. O evento contou com diferentes instituições da Baixada Santista, envolvendo atividades de lazer, cultura e ciência para educação ambiental.

Maré de Ciência 2

Sobre o Programa Maré de Ciência

O Programa Maré de Ciência é uma iniciativa de docentes do Departamento de Ciências do Mar (DCMar) para promover ensino, pesquisa e extensão de forma integrada e indissociável, por meio do letramento científico, promovendo a igualdade de gênero, étnica e racial e a valorização da cultura, história, identidade e meio ambiente sustentável das comunidades envolvidas.

O programa, que possui um conjunto integrado de ações com foco no processo formativo dos estudantes, na sociedade e na comunidade acadêmica, conta com ações de divulgação científica e capacitação da sociedade, integradas a pesquisas sobre tecnologias sociais e às atividades que integram das unidades curriculares do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar (BictMar).

O trabalho conta com a parceria do British Council e Secretaria do Meio Ambiente de Santos, e apoio financeiro da Fapesp, Newton Fund e CNPq, além de parceiros locais para as ações realizadas. No Dia Mundial da Água, a ação foi realizada em parceria com o laboratório da professora Tânia Costa, da Unesp, fortalecendo o papel das universidades públicas na Baixada Santista.

Equipe coordenadora do projeto:
Prof.ª Barbara Lage
Prof. Ronaldo Christofoletti