Quinta, 04 Abril 2019 15:25

Afip apoiará a infraestrutura do Departamento de Psicobiologia

Acordo tem como objeto fortalecer a atuação técnico-científica

Por José Luiz Guerra

A reitora da Unifesp, Soraya Smaili, e o presidente da Afip, Sergio Tufik, durante a assinatura do acordo (Foto: Alex Reipert)

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa (Afip) assinaram, no último dia 3 de abril, uma parceria com o objetivo de apoiar a infraestrutura acadêmica do Departamento de Psicobiologia da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) no período de 2019-2024, para fortalecimento de sua atuação técnico-científica. A assinatura ocorreu no anfiteatro Brasil Tufik, localizado nas dependências do departamento.

A Afip é uma instituição privada, sem fins lucrativos e filantrópica, fundada na década de 1970 por profissionais da área da saúde, professores universitários e pesquisadores, com o objetivo de fornecer suporte financeiro para atividades de docência, pesquisa científica e atendimento médico à comunidade, com ênfase no serviço público de saúde. A parceria com o Departamento de Psicobiologia não envolve transferências de recursos e é estratégica para as atividades acadêmicas do departamento, em especial na formação e na pesquisa, e reflete a importância da interação público privada em projetos de interesse público. A Afip soma a outras instituições parceiras da EPM/Unifesp, fortalecendo o Complexo em Saúde da Unifesp no âmbito do Campus São Paulo.

José Carlos Galduróz, chefe do Departamento de Psicobiologia da EPM/Unifesp, comemorou a oportunidade de contar com o apoio da Afip nas atividades de pesquisa e agradeceu aos docentes e servidores técnicos administrativos da Unifesp e aos funcionários da associação que trabalharam para a viabilização do acordo. Emilia Sato, diretora da EPM/Unifesp, agradeceu ao presidente da entidade, Sergio Tufik, por possibilitar o convênio e por sua característica empreendedora a qual, segundo ela, contribui com o crescimento da universidade. Na mesma linha, a diretora do Campus São Paulo, Rosana Puccini, reforçou a importância das pessoas envolvidas na viabilização do convênio e lembrou a importância de Tufik, professor titular aposentado da Unifesp, no crescimento da universidade e na difusão do conhecimento.

O presidente da Afip agradeceu pela oportunidade da assinatura do acordo e pelas homenagens recebidas e relembrou o processo de criação do departamento de Psicobiologia, do qual participou desde o início. Falou também sobre a trajetória da Afip criada para dar suporte à produção científica, colaborando com mais de 1.200 trabalhos científicos realizados e publicados em revistas indexadas, além de promover congressos, simpósios e cursos. Tufik também parabenizou a direção atual do departamento, docentes, estudantes e servidores técnicos-administrativos.

A reitora da Unifesp, Soraya Smaili, relembrou a trajetória do Departamento de Psicobiologia, um dos maiores centros de produção de conhecimento do Brasil. “São muitas pessoas formadas e muitos trabalhos publicados, graças ao trabalho de toda a equipe”. Soraya ressaltou a atuação da universidade na elaboração de projetos acadêmicos de prestação de serviços, o que reforça o potencial de inovação da instituição. Ela apontou ainda que a assinatura do convênio com a Afip é um modelo que poderá servir como base para futuros projetos, fortalecendo a instituição. “É possível fazermos uma boa gestão pública dentro da universidade, que é um espaço de resistência e proposição de ideias”, concluiu.

Fotos: Alex Reipert

Lido 8113 vezes Última modificação em Quarta, 24 Abril 2019 10:50