Segunda, 13 Mai 2019 15:56

EPE/Unifesp e HSP promovem semana de enfermagem

Evento faz parte das comemorações dos 80 anos da Escola Paulista de Enfermagem

A Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp) e o Hospital São Paulo, hospital universitário da Unifesp, deram início, na manhã do dia 13 de maio, à Semana da Enfermagem – Cuidando de quem promove o cuidado. Até o dia 17 de maio, serão realizadas palestras e atividades, com foco no trabalho do profissional de enfermagem e na promoção do bem-estar. O evento reuniu profissionais de saúde, em especial os da Enfermagem, que atuam no HSP/HU, docentes, estudantes e membros dos conselhos de classe da área.

Na mesa de abertura, a diretora de Enfermagem do HSP/HU, Ieda Aparecida Carneiro, falou sobre a importância de se realizar um evento voltado aos profissionais da área, visando valorizar a carreira, melhorar a qualidade de vida e discutir os desafios do cotidiano. Ressaltou também a adesão à campanha mundial de fortalecimento da Enfermagem (Nursing Now) e agradeceu a parceria com os conselhos de classe. Além disso, reafirmou o compromisso da direção de enfermagem com os docentes, estudantes e profissionais da área que atuam no hospital.

A diretora técnica do HSP/HU, Sandra de Oliveira Campos, enalteceu o trabalho das equipes de enfermagem do hospital, tanto na estruturação dos serviços como no cuidado com os pacientes. “Existem pessoas que deixam marcas por onde passam. Muitos dos elogios que recebemos pela Ouvidoria citam as pessoas nominalmente e a maioria delas são da enfermagem”.

“Estamos sempre ao lado das pessoas nos momentos bons e ruins”, disse a diretora da EPE/Unifesp e enfermeira de formação, Janine Schirmer. Ela lembrou que a instituição a qual dirige nasceu dentro do HSP/HU/Unifesp, há 80 anos e aproveitou para falar sobre as atividades que serão realizadas ao longo da semana, entre elas, o “Tra – Ca – Trá da Eterna Deusa”, no dia 19 de maio.

Em sua fala, o vice-reitor da Unifesp, Nelson Sass, disse que eventos como a Semana de Enfermagem são importantes para a valorização da profissão e enalteceu toda a classe da Enfermagem. “Vocês trazem as ações mais humanas que se possam imaginar, sobretudo nos momentos de doença e fragilidade das pessoas. Sass lembrou de Florence Nightingale, enfermeira que atuou durante a Guerra da Crimeia e é considerada a pioneira da Enfermagem no mundo, para falar da importância da profissão e desejou um bom evento aos presentes.

A Semana da Enfermagem terá atividades até a próxima sexta-feira, 19 de maio. Confira a programação completa clicando aqui.

Mesa de abertura da Semana da Enfermagem do HSP/HU/Unifesp

Lido 8382 vezes Última modificação em Segunda, 27 Mai 2019 14:27