Sexta, 26 Abril 2019 11:20

Nova diretoria toma posse no Campus Baixada Santista

Odair Aguiar Junior e Gustavo Fernandes Camargo Fonseca assumem o cargo de diretor e vice-diretor, respectivamente

Por Daniel Patini

Os docentes Odair Aguiar Junior e Gustavo Fernandes Camargo Fonseca tomaram posse, respectivamente, como diretor e vice-diretor acadêmicos do Campus Baixada Santista da Unifesp, para o quadriênio 2019-2023. A cerimônia de transmissão de cargo ocorreu no dia 25 de abril, com a presença da reitora Soraya Smaili, pró-reitores, diretores e membros da comunidade acadêmico-administrativa da Unifesp e do vice-prefeito de Santos, Sandoval Soares.

Posse diretoria Baixada 2019 1 Posse diretoria Baixada 2019 2
Odair Aguiar Junior e Gustavo Fernandes Camargo Fonseca assimnam o termo de posse

Em sua fala, o novo diretor Odair Aguiar Junior relembrou sua longa história no ambiente educacional e sua chegada à Unifesp em 2005. "É muita alegria ter chegado até aqui e muita gratidão por ter chegado com vocês. Ensinar é modificar as pessoas e também se modificar", disse ao reforçar o poder renovador da educação. Já para o novo vice-diretor, Gustavo Fernandes Camargo Fonseca, "é uma grande responsabilidade dar continuidade ao grande trabalho realizado há mais de 15 anos".

Passando o cargo, a diretora durante 2015-2019, Sylvia Helena Souza da Silva Batista fez um discurso emocionado em tom poético, retratando a sua relação estreita de tantos anos com o campus. Ela aproveitou o momento para realizar um balanço das ações empreendidas durante sua gestão, incluindo o equilíbrio financeiro e a elaboração do PDInfra da unidade, dentre outras. "Isso tudo não seria possível sem a nossa comunidade, a Reitoria, as Pró-Reitorias de Planejamento e de Administração e o poder público local", reconheceu.

Posse diretoria Baixada 2019 5
O novo diretor do Campus Baixada Santista recebe o colar doutoral da ex-diretora

O vice-prefeito de Santos, Sandoval Soares, que esteve representando o prefeito Paulo Alexandre, demonstrou um sentimento de gratidão ao corpo docente da instituição em transmitir o conhecimento à sociedade e destacou a parceria realizada entre a prefeitura e a universidade na região da Baixada Santista. "A Unifesp, apesar do pouco tempo de existência, já faz parte da história da cidade e do Estado de São Paulo", destacou.

Finalizando a cerimônia, a reitora da Unifesp, Soraya Smaili, falou sobre a importância do evento. "É sempre um momento de esperança para que possamos continuar a defender, de forma intransigente, a universidade pública, gratuita, laica, de qualidade e socialmente referenciada. Esse campus foi o primeiro passo da expansão da universidade, vamos continuar construindo muito mais para ele e para a instituição", garantiu.

Posse diretoria Baixada 2019 3
Compuseram a mesa do evento (da esq. p/ a dir.): o novo vice-diretor Gustavo Fernandes Camargo Fonseca; a reitora Soraya Smaili; o vice-prefeito de Santos, Sandoval Soares; o novo diretor Odair Aguiar Junior; a ex-diretora Sylvia Helena Souza da Silva Batista; a primeira diretora eleita do Campus Baixada Santista, Regina Célia Spadari; o primeiro diretor do campus, Nildo Alves Batista; e o ex-vice-diretor Fernando Ramos Martins.

Pioneiro

Primeiro campus proveniente da expansão da universidade, fundado em 2004, o Campus Baixada Santista completa 15 anos de funcionamento em 2019, com atuação voltada à Saúde e às Ciências do Mar. Atualmente, possui mais 2.100 estudantes de graduação e 500 pós-graduandos, 522 docentes e 120 servidores técnicos administrativos em educação, além de 100 trabalhadores terceirizados.

Posse diretoria Baixada 2019 4
Público presente na cerimônia de transmissão de cargo

Fotos: Alex Reipert

Lido 7389 vezes Última modificação em Quarta, 07 Abril 2021 13:34