Segunda, 03 Junho 2019 12:55

Seminário do Capes-PrInt aborda o tema inflamação

Inflammation CapesPrint1 1
Coordenadores do tema e projetos da Inflamação do Capes-PrInt/Unifesp e pesquisadores convidados para o evento Seminars in Inflammation. Da esquerda para direita: Cássia Bergamaschi (Unifesp), Sang Han (Unifesp), Karina Bortoluci (Unifesp), Karin Greco (Northwick Park Institute of Medical Research – University College London), Cristiane Gil (Unifesp) e Marco Aurélio Vinolo (Unicamp).

Na sexta-feira (31/5), foi realizado o evento Seminars in Inflammation pelo Programa Institucional de Internacionalização (Capes-Print/Unifesp), relacionado ao tema inflamação e comemorativo aos 25 anos de fundação da universidade. Participaram do encontro como convidados os pesquisadores Karin Greco, da Northwick Park Institute of Medical Research (NPIMR) - University College London (Reino Unido), Marco Aurélio Vinolo, do Departamento de Genética, Evolução e Bioagentes do Instituto de Biologia da Unicamp, e Cristiane Gil, do Departamento de Morfologia e Genética da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp).

Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as pesquisas realizadas nas áreas de engenharia tecidual e inflamação. Greco mostrou o trabalho que vem desempenhando na NPIMR na área de engenharia de tecidos e medicina regenerativa, como a produção e caracterização de scaffolds (matrizes acelulares) de diferentes origens (pele, intestino delgado e grosso, fígado, traqueia, vagina, laringe), demonstrando interesse em expandir colaborações com pesquisadores no Brasil que tenham experiência na área da inflamação e medicina regenerativa.

Inflammation CapesPrint1 3
A pesquisadora Karin Greco durante sua apresentação

Vinolo apresentou resultados muito animadores sobre a ação de produtos do metabolismo bacteriano, os ácidos graxos de cadeia curta, em modelos de inflamação e infecção. Seu grupo de pesquisa tem como objetivo identificar os alvos moleculares envolvidos na ação desses compostos sobre o sistema imune e desenvolver estratégias terapêuticas baseando-se nos mesmos.

Finalizando o evento, Gil falou sobre diferentes modelos experimentais de inflamação desenvolvidos pelo seu grupo de pesquisa com o objetivo de desenvolver novos alvos terapêuticos para os processos inflamatórios. Com esse enfoque, mostrou resultados promissores sobre o uso de uma proteína anti-inflamatória denominada anexina A1 como possível ferramenta farmacológica no tratamento de doenças inflamatórias agudas e crônicas, bem como na neuroinflamação e alergia.

Mais informações sobre o Programa Capes-PrInt podem ser obtidas no site: http://print.sites.unifesp.br/.

Inflammation CapesPrint1 2
Participantes do evento Seminars in Inflammation