Segunda, 03 Junho 2019 15:06

Artigo de docente da Unifesp é premiado no Canadá

PauloMeirellesICSE2019 720x480

Entre os dias 25 e 31 de maio, ocorreu a 41st International Conference on Software Engineering (ICSE), a maior e mais prestigiada conferência internacional da área de Engenharia de Software, em Montreal, Canadá. No dia 31 de maio, o trabalho Training Software Engineers using Open-Source Software: The Students' Perspective, de coautoria do professor Paulo Meirelles, do Setor de Bioinformática do Departamento de Informática em Saúde da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp), foi premiado como melhor artigo da Software Engineering Education and Training (SEET), campo do evento voltado para a educação e treinamento.

O trabalho premiado trata de um amplo levantamento sobre as práticas adotadas por professores de Engenharia de Software para o ensino via abordagens práticas para a colaboração em projetos de software livre, ou seja, que tem o código aberto e estão previamente licenciado para serem modificados e redistribuídos, como por exemplo o sistema operacional Linux e o navegador Firefox.

Meirelles tem um longo histórico na comunidade software livre brasileira, atuando desde a sua graduação, obtendo seu doutorado, em 2013, e pós-doutorado, em 2018, pelo Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística (IME/USP), desenvolvendo suas atividades no Centro de Competência em Software Livre da USP.

Além do trabalho publicado e premiado no SEET/ICSE, o professor coordenou a 15th International Conference on Open Source Systems (OSS 2019), durante os dias 26 e 27 de maio, que ocorreu como um coevento do ICSE 2019. A OSS é uma das principais conferências internacionais para publicação científica dos trabalhos relacionados ao software livre e sistemas de código aberto. Ele foi um dos coordenadores do comitê de programa do evento, responsável por selecionar os artigos publicados e apresentados na OSS 2019.

Lido 8217 vezes Última modificação em Sexta, 14 Junho 2019 10:30