Sexta, 14 Junho 2019 11:57

Lançado Portal de Periódicos da Unifesp

Espaço reúne 16 periódicos científicos produzidos pela universidade, com acesso aberto a toda a sociedade, disponibilizando espaço para novas publicações

Por Valquíria Carnaúba

ev1
Da esq. à dir., a diretora de Comunicações da Editora Unifesp, Cynthia Sarti, a reitora da Unifesp, Soraya Smaili, e a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Lia Bittencourt

Na terça-feira (11/6), a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) lançou, no anfiteatro da Reitoria, o seu Portal de Periódicos, ambiente virtual que reúne atualmente 16 revistas científicas produzidas pela universidade, com acesso aberto a toda a sociedade, disponibilizando espaço para novas publicações. A cerimônia marcou a entrega da primeira fase do projeto, iniciado em novembro de 2018, e integra o cronograma de atividades em comemoração aos 25 anos da Unifesp.

O objetivo é que o Portal de Periódicos torne-se a biblioteca digital oficial dos periódicos científicos produzidos  pela comunidade Unifesp seja por docentes, discentes ou por técnicos administrativos. O projeto foi conduzido pela diretora da Coordenadoria da Rede de Bibliotecas da Unifesp (CRBU), Maria Eduarda dos Santos Puga, sua equipe e os editores, com o apoio da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI/Unifesp) e da Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo (FapUnifesp), financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e pela Editora Unifesp.

ev2 8X3A5299

Compuseram a mesa de abertura a reitora da Unifesp, Soraya Smaili, a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Lia Bittencourt, e a diretora de Comunicações da Editora Unifesp, Cynthia Sarti. Ausente, a diretora da CRBU foi representada pela vice-diretora, Norma Shizue Moriama Iwashita. O evento contou ainda com a participação da Fapesp, da Biblioteca Eletrônica Científica Online (SciELO), da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Sarti afirmou que o portal representa muito do que a universidade deve fazer, divulgar à sociedade o que produz em ensino, pesquisa e extensão. “A editora divulga uma parte do trabalho da Unifesp, e os periódicos vêm complementar toda essa produção acadêmica que precisa atravessar os muros da universidade”. Bittencourt relembrou, por sua vez, que o acesso aberto à produção científica (o movimento Open Science) tem sido discutido há bastante tempo no mundo inteiro. “Com essa ação, reforçamos o lema dos 25 anos da Unifesp: universidade pública, conhecimento público. Permitimos assim que os nossos indicadores, como teses e artigos, estejam à disposição de todos, em consonância com o que é exigido pelas agências de fomento (Capes, Fapesp, Inep e Cnpq)”, complementa.

8X3A5366 ev6

A reitora fechou a abertura relembrando a necessidade de se comunicar com a sociedade, e como o Portal de Periódicos resume esse comprometimento. “O que vemos hoje é o fruto do esforço de muitas pessoas. Por muito tempo, havia somente a Biblioteca Central, localizada no Campus São Paulo. Desde então, trabalhamos para a formação de uma rede afim de estabelecer uma conexão entre os campi, as áreas de conhecimento e os pesquisadores, bem como criar um regulamento que estabelecesse um sistema de gestão dessa rede e dos periódicos. Os passos seguintes previstos, com isso, são a realização de nosso repositório e a nossa participação nos sistemas de periódicos dentro e fora do país”, celebra.

Palestraram, na sequência, a vice-diretora da CRBU, Norma Moriama, o coordenador do programa Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) da Fapesp, Roberto Marcondes Cesar Jr, a sócia-administradora da empresa Content Mind (empresa contratada para a consultoria e reformulação do portal), Suely de Brito Clemente Soares, a coordenadora de produção e publicação da SciELO Brasil, Solange Maria dos Santos, o editor-coordenador da Edubase (base de dados nacional em educação e áreas afins do Sistema de Bibliotecas da Unicamp), Gildenir Carolino Santos, a coordenadora geral das bibliotecas da Unesp, Flávia Maria Bastos, e a chefe da Divisão de Gestão de Tratamento da Informação (DGTI) do Departamento Técnico do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP, Elisabeth Adriana Dudziak. O conteúdo das referidas palestras está disponível no Portal de Periódicos.

ev 5 ev9

Slides oficiais (PPT) da cerimônia de lançamento do portal

Video na íntegra do evento

Fotos: Alex Reipert