Segunda, 17 Junho 2019 10:55

Feira de Agroecologia e Economia Solidária

Iniciativa acontece mensalmente no Campus Diadema da Unifesp

Feira Economia solidária Diadema portal 2
Primeira edição da feira que ocorre todo mês no Campus Diadema

Com o intuito de oferecer um espaço de convivência para a comunidade universitária e do entorno e promover o debate sobre a questão do consumo responsável, cidadania, arte e cultura dentro da universidade, o Campus Diadema da Unifesp realiza, mensalmente, a Feira de Agroecologia e a Economia Solidária. Por meio da participação dos empreendedores de economia solidária do município de Diadema, a feira colabora com a integração universidade-sociedade.

O projeto de extensão, que ocorre às terceiras quartas-feiras de cada mês no estacionamento do Complexo Didático do campus (Av. Conceição, n.º 550), é resultado da incorporação do Programa Fusões, coordenado pelo professor Classius Ferreira (Departamento de Engenharia Química), e do Programa Agroecologia e Consciência Alimentar, coordenado pela professora Leda Lorenzo (Departamento de Ciências Ambientais).

Feira Economia solidária Diadema portal 3
Encontro estimula a produção e o consumo de alimentos saudáveis, sem agrotóxicos

A Agroecologia é a ciência que estuda a produção sustentável de alimentos, com princípios de manejo fundamentados na ecologia, imitando o funcionamento dos ecossistemas naturais. Além disso, engloba todos os atores sociais envolvidos na produção e consumo de alimentos. A Agroecologia cuida da terra e das pessoas.

Já a Economia solidária é uma proposta de economia sustentável, composta por formas de produção, distribuição e consumo baseadas na valorização do ser humano. Por isso, estabelece relações de cooperação e visa ao desenvolvimento local por meio de relações sociais emancipadoras e equitativas.

Além dessas iniciativas, há ainda o CUCA - Coletivo da Unifesp de Consumo de Alimentos que também promove o consumo responsável e traz ao conhecimento (e consumo) produtos orgânicos de agricultura familiar, fomentando a importância da Agroecologia.

Feira Economia solidária Diadema portal 1
Um dos objetivos do evento é integrar universidade e sociedade

A feirinha ainda está em construção. São todos bem-vindos! Você faz artesanato? Você faz arte? Canta? Faz performance? Quer expor? Quer se apresentar? Venha participar e contribuir com a construção de este espaço coletivo! Entre em contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A próxima edição acontece no dia 19 de junho. Para mais informações, clique aqui.

Fotos: Daiana Rodrigues

Lido 8218 vezes Última modificação em Sexta, 28 Junho 2019 10:49