Quarta, 19 Junho 2019 11:38

Docente da Unifesp elabora documento sobre poluição do ar e saúde

Trabalho que envolveu pesquisadores de quatro países foi lançado em evento na ONU

DocAirPollution
Capa do documento apresentado na ONU

A professora Simone El Khouri Miraglia, do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF/Unifesp) - Campus Diadema, foi um dos cinco cientistas brasileiros selecionados a participar da elaboração do documento Poluição Atmosférica e Saúde. A iniciativa está relacionada aos objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). A poluição do ar contribui, segundo estimativas, para a morte prematura de pelo menos cinco milhões de indivíduos em todo mundo anualmente.

O trabalho realizado ao longo dos últimos nove meses é um compilado de evidências sobre a relevância desse impacto ambiental, as fontes de poluição atmosférica, os impactos em saúde, os custos associados e as medidas globais sugeridas para diminuir esse impacto. Ele foi lançado na quarta-feira (19/6), em evento na ONU, em Nova York. Clique aqui para acessá-lo.

"Diversos estudos científicos foram publicados no Brasil e no mundo, demonstrando os efeitos adversos da poluição do ar na saúde, bem como os custos associados a esse importante impacto ambiental. Esse cenário torna urgente a tomada de ações que efetivamente reduzam a emissão de poluentes atmosféricos a fim de garantir a saúde pública e a atividade econômica das nações”, relata Miraglia, que lidera o Laboratório de Economia, Saúde e Poluição Ambiental do ICAQF/Unifesp.

Para elaborar esse conteúdo, foram selecionados os cinco principais pesquisadores que possuem expertise em estudos sobre poluição atmosférica e saúde de cada país participante: África do Sul, Brasil, Alemanha e Estados Unidos. Além dela, foram escolhidos pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) para representar o Brasil os professores Maria de Fátima Andrade, Paulo Artaxo, Nelson Gouveia e Paulo Saldiva, todos da Universidade de São Paulo (USP).

Lido 8169 vezes Última modificação em Sexta, 28 Junho 2019 10:50