Segunda, 01 Julho 2019 11:31

Projeto de extensão lança jogo educativo

Guerra dos Patógenos - Os parasitas atacam favorece o aprendizado de parasitoses

Por Daniel Patini

PatógenosEmJogo lançamento 4 portal
Símbolos do projeto, a tênia e o dado gigantes também estiveram presentes no evento

Foi lançado, na sexta-feira (28/6), o jogo de tabuleiro educativo Guerra dos Patógenos - Os parasitas atacam, desenvolvido pelo projeto de extensão Patógenos em Jogo, do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp).

Coordenado pelas professoras Katia Oliveira e Erika Suzuki e composto por uma equipe de profissionais e estudantes de graduação de diferentes áreas e instituições, o projeto de extensão tem como objetivo elaborar jogos educativos para o ensino de doenças infecciosas causadas por patógenos, no caso do primeiro jogo, por parasitas.

PatógenosEmJogo lançamento 5 portal

Guerra dos Patógenos - Os parasitas atacam favorece o aprendizado de diversas parasitoses, ao mesmo tempo em que são exercitados conhecimentos de diversas áreas, como Ciências, Biologia, Geografia e Matemática. Ele promove o conceito denominado edutainment, uma junção das palavras educação e entretenimento em inglês. O objetivo dos jogadores é conquistar, por meio de batalhas, o maior número de territórios.

"O jogo é uma ferramenta de aprendizagem interativa que funciona como uma atividade complementar aos assuntos abordados em aula pelo professor, ajudando na fixação do conteúdo", explica Erika. "Ele serve para revisar as parasitoses ensinadas durante os ensinos fundamental e médio e conscientizar sobre as ações pessoais e coletivas de prevenção, fazendo a relação entre transmissão e profilaxia", complementa Katia.

O Instituto Trata Brasil foi a empresa vencedora do chamamento público para captação de patrocínio do jogo, sendo responsável pela confecção de mil unidades, que serão distribuídas para escolas de diversas localidades do Brasil.

PatógenosEmJogo lançamento 6 portal PatógenosEmJogo lançamento 7 portal
Erika Suzuki e Katia Oliveira apresentam o jogo Guerra dos Patógenos - Os parasitas atacam

Fotos: Alex Reipert

Lido 8463 vezes Última modificação em Quarta, 08 Setembro 2021 10:27