Segunda, 29 Julho 2019 11:15

Docente da Unifesp participa de congresso na Índia

Evento contou com a presença de acadêmicos do Sul Global e celebrou legados de Gandhi e Mandela

Por Tamires Tavares

congresso India 2
Professora Patrícia Santos em cerimônia de diplomação no encerramento do congresso

A professora Patrícia Teixeira Santos, do Departamento de História da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH/Unifesp) - Campus Guarulhos, participou do congresso Legacies of Gandhi and Mandela and its contemporary relevance (Os legados de Gandhi e Mandela e suas relevâncias contemporâneas), realizado em Nova Delhi, capital da Índia, nos dias 18 e 19 de julho.

Organizada pelo Departamento de Estudos Africanos e Casa de Gandhi, da Universidade de Nova Delhi, a conferência ocorreu em comemoração dos 150 anos do nascimento de Mahatma Gandhi e cem anos do nascimento de Nelson Mandela – lideranças históricas da Índia e África do Sul, respectivamente. Os acadêmicos convidados apresentaram seus trabalhos e reflexões sobre a influência destas figuras históricas na construção do pensamento sobre as realidades de seus países na atualidade.

“As universidades foram convidadas a salientarem a dimensão humanista e política da não violência e da reconciliação, num momento político de agravamento das crises, e visões de um humanismo global que enfatizem a singularidade dos indivíduos em sua diversidade e riqueza, conectados a humanidade global”, conta a docente sobre o evento.

Convidada pelo professor Suresh Kumar, diretor do Departamento de Estudos Africanos, e pelo diretor do Gandhi Bhawan, professor Ramesh C. Bharadwaj – organizadores do evento –, Santos apresentou o paper The Contributions of the Legacies of Gandhi and Mandela in the fight against Racism in Brazil (As contribuições dos legados de Gandhi e Mandela na luta contra o racismo no Brasil).

O convite ocorreu devido à parceria acadêmica entre o professor Kumar e a professora Santos iniciada em 2009, quando o programa Sephis (South-South Exchange Programme for Research on the History of Development) apoiou o evento intitulado Diálogos políticos sobre a História da Africa, realizado na EFLCH. Por meio desse programa, o professor Kumar veio ao Brasil e fez conferência no evento, do qual a professora era uma das organizadoras. Em 2017, Santos ministrou palestras sobre História da África na Universidade de Nova Delhi e, em 2019, recebeu a proposta para publicação futura de seu livro Fé, Guerra e Escravidão - A História da Conquista Colonial do Sudão (publicado no Brasil pela Editora Unifesp) na Índia pela universidade.

congresso India 1
Professores Suresh Kumar e Anandroy Ramdew recebem a docente da EFLCH/Unifesp Patrícia Santos na Universidade de Nova Delhi

Lido 6625 vezes Última modificação em Quinta, 08 Agosto 2019 09:53