Segunda, 21 Outubro 2019 14:32

Docente do Departamento de Psicobiologia assume a copresidência da INEBRIA

Pela primeira vez, duas mulheres Maria Lucia Formigoni e Dorothy Newbury-Birch – compartilham a presidência da associação

Docente do Departamento de Psicobiologia assume a co presidência da INEBRIA
(Foto: arquivo pessoal)

No dia 27 de setembro, Maria Lucia Formigoni, docente do Departamento de Psicobiologia da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) – Campus São Paulo, foi eleita para compartilhar a presidência da INEBRIA (International Network on Brief Intervetions for Alcohol & Other Drugs) entre os anos de 2020 a 2022. Ao lado de Dorothy Newbury-Birch (Teesside University, do Reino Unido), será a primeira vez que duas mulheres assumem o cargo.

“Tal conquista é um reconhecimento pela atuação da nossa equipe da Disciplina de Medicina e Sociologia do Abuso de Drogas na pesquisa e na formação de recursos humanos para detecção de problemas associados ao uso de álcool e outras drogas por meio de intervenções breves. As ações se deram, dentre outras formas, pela oferta do curso de extensão Supera a 145 mil profissionais das áreas da saúde e da assistência social de todos o Brasil no período de 2006 a 2019 e pelo desenvolvimento da intervenção virtual Bebermenos, realizado em parceria com pesquisadores de Belarus, Holanda, Índia, México e Suíça e com patrocínio da Organização Mundial da Saúde”, afirma Formigoni, que será também a primeira de origem não europeia a presidir a associação.

A INEBRIA é uma rede internacional de pesquisadores, formuladores de políticas, profissionais e demais interessados no potencial das intervenções breves na saúde e em outros ambientes, com o objetivo de reduzir os danos causados pelo uso de álcool e outras drogas. Saiba mais aqui.

A eleição para a presidência aconteceu na assembleia geral realizada na cidade de Lübeck, na Alemanha, durante celebração de conferência promovida anualmente pela associação. Até assumir o mandato, que ocorrerá na próxima edição da assembleia prevista para ser em Goa (Índia), Formigoni e Newbury-Birch farão parte do comitê de coordenação da INEBRIA e trabalharão em conjunto com o atual presidente, professor Sven Andréasson.

Lido 7750 vezes Última modificação em Segunda, 02 Dezembro 2019 11:33