Quinta, 20 Fevereiro 2020 15:29

Primeira presidência eleita do IEAC/Unifesp toma posse

Docentes Ivo da Silva Junior e Maria Lucia Formigoni assumiram mandato de quatro anos

Por José Luiz Guerra e Juliana Cristina

Mesa de abertura da cerimônia de posse da nova presidência do IEAC/Unifesp (Da esquerda para a direita: Maria Lucia Formigoni,  Soraya Smaili, Lia Bittencourt, Renato Janine Ribeiro e Ivo da Silva Junior
Soraya Smaili, Lia Bittencourt, Renato Janine Ribeiro e Ivo da Silva Junior

Em evento realizado no último dia 19 de fevereiro, o docente do Departamento de Filosofia da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH/Unifesp) – Campus Guarulhos Ivo da Silva Junior e a professora do Departamento de Psicobiologia da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) – Campus São Paulo Maria Lucia Formigoni assumiram, respectivamente, a presidência e vice-presidência do Instituto de Estudos Avançados e Convergentes (IEAC/Unifesp). Ambos foram os primeiros dirigentes eleitos do órgão, que teve sua criação homologada pelo Conselho Universitário em 11 de setembro de 2019.

O IEAC-Unifesp é um órgão complementar da Unifesp, vinculado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGPq), que tem como missão promover estudos interdisciplinares e convergentes em pesquisa avançada em todas áreas do saber, contribuindo para o desenvolvimento intelectual, cultural, acadêmico, científico, tecnológico e social da Universidade e do País. Para tanto, atuará em cooperação com as Unidades Acadêmicas e Universitárias, bem como com os demais Órgãos Complementares da Reitoria da Unifesp.

Além dos docentes eleitos, compuseram a mesa de abertura a reitora, Soraya Smaili, a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Lia Bittencourt e o presidente pro tempore do IEAC/Unifesp, Renato Janine Ribeiro. A cerimônia contou também com a presença de outras autoridades, dentre as quais, destacam-se o professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Luiz Bevilacqua, o diretor do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP), Paulo Saldiva, e o reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Marco Tullio de Castro Vasconcelos.

Reitora Soraya Smaili assinando termo de posse da nova presidência

Lia Bittencourt deu início aos discursos agradecendo, em nome da PROPGPq, o trabalho do grupo responsável pela criação do IEAC/Unifesp, em especial a Renato Janine Ribeiro, que conduziu o processo. “O instituto amadureceu e certamente germinará diversos estudos”. A pró-reitora também reiterou a honra de ter participado do processo.

Em sua intervenção, Soraya Smaili agradeceu a Janine pelo brilhante trabalho à frente do IEAC/Unifesp e aos novos dirigentes do órgão por terem aceito o desafio, além de destacar a importância do grupo para a instituição. “Somos uma universidade plena e nossos campi atuam em áreas distintas. Precisamos trabalhar a integração dessas áreas para alavancar os projetos de forma mais transversal”.

Após a fala da reitora, Janine agradeceu pela oportunidade de poder, como professor visitante, conduzir o processo de criação do IEAC/Unifesp e promover cursos e palestras para a comunidade com base nas premissas do órgão. Destacou que o instituto já é integrado à rede nacional de institutos e que o próximo passo é integrá-lo ao rol dos internacionais. Segundo ele, a universidade já possui diversas áreas de pesquisas de excelência, como nas Políticas Públicas e que era necessária a integração entre diferentes área de pesquisas, sempre observando os possíveis impactos e benefícios que esses estudos trariam para a sociedade. “Adotei como estratégia inicial ‘começar do começo’, buscando entender o que os professores gostariam de fazer fora de suas áreas de atuação e a vontade deles de dialogar contribuiu muito na criação e no andamento do instituto”. Janine completou desejando sorte à nova direção do IEAC/Unifesp e afirmando que deixa “uma parte de seu coração” no instituto e na Unifesp.

O novo presidente do IEAC/Unifesp, Ivo da Silva Junior, celebrou a oportunidade de presidir o órgão, relembrando o caminho percorrido até a sua criação, enaltecendo também o trabalho de Janine, presidente pro tempore do instituto. “Temos o propósito de ser uma incubadora de pesquisas, um espaço que serve de ponte para ligar as diversas áreas da Unifesp”, observou. Silva Junior reforçou que a universidade tem papel fundamental no desenvolvimento da sociedade e que conta com o apoio da comunidade universitária para continuar com esse trabalho. Já a vice-presidente, Maria Lucia Formigoni, completou dizendo que é dever do IEAC/Unifesp promover debates embasados em dados científicos, sempre buscando a produção de conhecimento e de ideias para os principais problemas da sociedade.

Ao final das falas, Luiz Bevilacqua fez uma apresentação a respeito do papel da universidade na sociedade brasileira e internacional, seguida de um debate a respeito do tema.

Fotos: Alex Reipert

Lido 3516 vezes Última modificação em Quarta, 07 Abril 2021 13:34