Segunda, 02 Março 2020 16:02

Assinado o 2.° Projeto Acadêmico de Prestação de Serviço (Paps) da Unifesp

Primeiro documento do Campus Diadema prevê a criação do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Nats)

PAPS2
O Paps Nats-Unifesp/Diadema, cuja duração é de dois anos, após aprovado pelas instâncias acadêmicas, será executado via contrato com a FapUnifesp

Foi assinada, no dia 20/2, a parceria entre a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo (FapUnifesp) para o início da execução do Projeto Acadêmico de Prestação de Serviços (Paps) do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Nats-Unifesp/Diadema), coordenado pela docente do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF/Unifesp), Daniela Oliveira de Melo. O projeto, cuja duração é de dois anos, após aprovado pelas instâncias acadêmicas, será executado via contrato com a FapUnifesp que, a partir, de agora, poderá receber as demandas de prestação de serviço na área de avaliação de tecnologias em saúde.

Os Paps são projetos de natureza extensionista e intersetorial, regulados pela Resolução no 138/2018 do Conselho Universitário (Consu/Unifesp) e aprovados pelo Conselho de Extensão e Cultura (Coec). A orientação e o acompanhamento dos Paps se dão pelo Comitê Paps, coordenado pela Agência de Inovação Tecnológica e Social (Agits/Unifesp) e pelas Pró-Reitorias de Pós-Graduação e Pesquisa (ProPGPq), de Extensão e Cultura (Proec) e de Administração (ProAdm), contando com a participação da FapUnifesp e com o acompanhamento do Gabinete da Reitoria.

O ato ocorreu no prédio da reitoria e contou com a presença, além de Melo, da reitora, Soraya Soubhi Smaili, da pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Lia Bitencourt, do pró-reitor adjunto de Extensão e Cultura, Magnus Silva, da assessora de Gestão e Normas do Gabinete, Larissa Beltramim, do diretor da Agits, Paulo Schor, e do diretor-presidente da Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo (FapUnifesp), Jair Ribeiro Chagas.

De acordo com Smaili, foi um longo caminho até a assinatura do documento. “É o primeiro de Diadema, campus com um potencial muito grande, e por isso simboliza um incentivo ao surgimento de novos projetos. Nossa expectativa é que a FapUnifesp e a universidade correspondam do ponto de vista da execução do Paps”, pontuou.

Para o diretor da FapUnifesp, o projeto apresentado pela docente do Campus Diadema surpreendeu positivamente pois, em vez do financiamento de equipamentos, prevê uma contribuição técnica e intelectual. “Tem um caráter técnico-científico e, por envolver a participação de docentes, estudantes de graduação e de pós-graduação, também tem características formativas. O Paps Nats-Unifesp/Diadema tem potencial para trazer grandes contribuições a longo prazo”, comemorou.

Sobre o Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Nats-Unifesp/Diadema)

Conforme explica Daniela Oliveira de Melo, docente do ICAQF/Unifesp e coordenadora do projeto, o Projeto Acadêmico de Prestação de Serviços (Paps) sob responsabilidade do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Nats-Unifesp/Diadema) prevê um modelo de atuação baseado na avaliação de evidências científicas em relação a medicamentos e tecnologias em saúde.

Cabe a esse modelo de prestação de serviços comparar alternativas terapêuticas e/ou de diagnóstico, ou mesmo averiguar evidências de efetividade e segurança, de modo a embasar tomada de decisão por gestores da área da saúde, seja no Sistema Único de Saúde (SUS), setor privado, ou instituições. “Além disso, com a pressão orçamentária e o aumento do número de pessoas solicitando medicamentos pelas vias judiciais, muitos juízes sentem uma necessidade cada vez maior de receber informações técnicas, em uma linguagem mais palatável, para embasar suas decisões. Há projetos em execução prevendo a oferta desse tipo de material para juízes, a maioria dos núcleos de avaliação de tecnologias tem sido implantada em universidades. Criamos o Nats-Unifesp em 2018, visando atender a essa crescente demanda”, finaliza.

Lido 3960 vezes Última modificação em Segunda, 29 Junho 2020 14:31