Quinta, 08 Outubro 2020 16:45

Unifesp é destaque em boas práticas no governo em boletim da CGU

Nova página de Gestão da Integridade da instituição foi lançada em setembro; programa de capacitação terá início em outubro

nova página de Gestão da Integridade da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) foi destaque na seção Boas Práticas no Governo, da edição de setembro de 2020 do Boletim Integridade Pública da Controladoria-Geral da União (CGU). A CGU é o órgão de controle interno do Governo Federal responsável por realizar atividades de defesa do patrimônio público e incremento da transparência da gestão. Lançada no final de setembro, a página apresenta as atividades do Comitê de Integridade Pública da Unifesp, que reúne a Audin, CPP, CJA, CEPública, Ouvidoria, Procuradoria Federal e PAR, com o intuito de aumentar a transparência, a governança pública e a manutenção da universidade enquanto órgão íntegro.

Desde 2018, a Unifesp organizou sua área de integridade e aprovou seu plano de integridade. Conforme estabelece a norma, ela possui um Gestor de Integridade – representado pela pró-reitora da Administração, Tânia Mara Francisco –, e uma unidade executiva da integridade – a Unidade de Gestão de Integridade (UGI) –, que é desempenhada pela Assessoria de Gestão e Governança (AGG) da ProAdm. "A Unifesp já havia sido convidada pela CGU a apresentar sua experiência em um evento que realizou cerca de dois meses atrás. Ficamos muito felizes com o reconhecimento do trabalho e do cuidado priorizado em nossa instituição", relata Tânia.

Capacitação continuada comecará em outubro

Segundo a pró-reitora, dentro do plano de integridade, há ainda o objetivo de comunicar e capacitar a comunidade em relação às áreas desse tema. Foi organizado um webinário para apresentação do comitê, suas funções e plano, e agora terá início um programa continuado de capacitação sobre o assunto. Organizado pelo comitê e coordenado pelas áreas de integridade, com eventos mensais, ele se inicia agora em 23 de outubro, com o tema Liderança nas Organizações Contemporâneas, comandado pela Auditoria Interna.

"Em novembro, falaremos sobre Assédio, liderado pela Procuradoria Federal. Em dezembro, teremos o tema Comportamento nas Redes Sociais, sob a responsabilidade da Ouvidoria. Já no início de 2021, teremos ainda os temas: Inovação e a Atividade Docente, conduzido pela CPP e CEPública, Conflito de Interesses, liderado pela ProPessoas e ProAdm, e Fake News, também coordenado pela CEPública. Convidamos toda comunidade para acompanhar a programação na página da Integridade e participar", finaliza.

Lido 3615 vezes Última modificação em Terça, 10 Novembro 2020 13:30