Sábado, 10 Outubro 2020 10:27

Unifesp recebe visita do ministro da Educação

Em sua primeira visita a uma universidade federal após assumir cargo, Milton Ribeiro conhece e elogia estrutura universitária

Por Denis Dana

visita ministro educacao 09102020 2.jpg

Na sexta-feira (9/10), a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) recebeu a visita do ministro da Educação, Milton Ribeiro. Na ocasião, o ministro conheceu a estrutura universitária disponível tanto para graduação e pesquisa quanto para o atendimento à população. A Unifesp foi a primeira universidade federal oficialmente a ser visitada pelo ministro após tomar posse no cargo, em julho deste ano.

O ministro foi recebido no prédio da reitoria. Estavam presentes a reitora da Unifesp, Soraya Smaili, o vice-reitor, Nelson Sass, as prós-reitoras Raiane Assumpção (Extensão e Cultura); Isabel Hartmann (Graduação); e Lia Bittencourt (Pós-Graduação e Pesquisa), além de Lucas Leite, médico cientista do laboratório de endocrinologia molecular e translacional. Ali, Soraya apresentou um panorama da universidade, com seus campi e respectivos cursos de graduação e programas de especialização, além das atividades de extensão e cultura oferecidas pela instituição.

Ao apresentar o perfil dos ingressantes, a reitora aproveitou para ressaltar a participação considerável de alunos de classes sociais menos favorecidas nos últimos anos. “Foi uma mudança na característica dos estudantes relacionada aos aspectos econômicos, e que aqui na Unifesp puderam ter acesso à educação com toda a nossa qualidade.”

Durante sua apresentação, a reitora explanou para o ministro os desafios enfrentados pela instituição após seguidas reduções no orçamento. “Nos últimos anos, temos enfrentado cortes nos recursos, o que provocou uma lentidão na sequência e consolidação de algumas importantes estruturas que estavam sendo tocados nos diferentes campi. O desafio cresce a cada ano, mas nós seguimos firmes ao cumprimento de nossa função social de produção de conhecimento e atendimento à população.”

Ajuda na iniciativa privada

Em suas palavras, o ministro da Educação agradeceu a recepção da reitora e equipe da Unifesp e destacou que o orçamento também é um desafio a ser enfrentado pela pasta.

“Sabemos que haverá dificuldade no que diz respeito à destinação de recursos e, nesse sentido, o Ministério está aberto para conversar e buscar alternativas, inclusive, com o envolvimento da iniciativa privada. Para isso, vamos dialogar para pensar em formas de desburocratizar e até modernizar, de forma a possibilitar a entrada de recursos privados nas instituições públicas de ensino”, destacou Milton Ribeiro.

Depois da apresentação e de uma breve pausa para almoço, o ministro Milton Ribeiro foi convidado a conhecer o Centro de Referência para Imunobiológicos especiais da Unifesp, responsável por coordenar o estudo clínico da vacina de Oxford no Brasil, além da estrutura do Hospital Universitário II, do Edifício de Pesquisa 2, onde está situado o Laboratório de Endocrinologia Molecular e Translacional, e do Hospital São Paulo, onde realizou a última parada.

“Não tem como não ficar entusiasmado ao entrar nessas estruturas e observar o grau de preparação, de pesquisa e de seriedade que a educação é levada aqui. Volto à Brasília com a melhor impressão possível da universidade”, ressaltou o ministro ao final da visita, também considerada muito produtiva pela reitora. “Foi uma excelente oportunidade para nos aproximarmos e apresentarmos a nossa Unifesp, com todo o seu potencial de formação, de atendimento e de contribuição para a sociedade”, conclui Soraya.

visita ministro educacao 09102020 1.jpg

visita ministro educacao 09102020 3.jpg