Quinta, 29 Outubro 2020 12:35

Docentes do Campus Diadema ingressam em colaboração internacional

Projeto pretende responder questões fundamentais sobre a natureza da matéria e a evolução do universo através dos neutrinos

Por Paula Garcia

portal dune

Os professores Rodolfo Valentim, Carlos Roberto Senise Junior e Marco André Ferreira Dias, do Departamento de Física do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF/Unifesp) - Campus Diadema, acabam de ingressar na Colaboração DUNE - Deep Underground Neutrino Experiment, parte integrante do projeto internacional composto por mais de mil cientistas e engenheiros de mais de 30 países, que pretende responder questões fundamentais sobre a natureza da matéria e a evolução do universo, através dos neutrinos.

O DUNE visa ajudar a entender mais sobre os neutrinos astrofísicos, existência de matéria escura, dentre outros aspectos cruciais para a física contemporânea. A cada segundo, um trilhão de neutrinos passa por nossos corpos, mas muito pouco se sabe sobre eles que podem ser a chave para resolver grandes mistérios da natureza: qual é a origem da matéria? Qual é a relação entre as forças da natureza? Por que existimos? Como se formam os objetos mais extremos de nossas galáxias?

Participação da Unifesp

Durante o evento DUNE Workshop, realizado na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), em 2017, Valentim conheceu a pesquisadora Ana Amélia Bergamini Machado, doutora em física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), que lhe falou sobre as ideias do DUNE. Após as tratativas iniciais de Valentim com a pesquisadora e com o professor Ettore Segreto, da Universidade de Campinas (Unicamp), os docentes da Unifesp Senise, com formação em Teoria Quântica de Campos e Supersimetria, e Dias, também formado em Teoria Quântica de Campos e já tendo atuado em uma colaboração no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), foram convidados e aceitaram participar do grupo.

A notícia do aceite na Colaboração DUNE ocorreu no dia seguinte da apresentação, por videoconferência, do projeto e da carta de intenção. “Ingressar numa colaboração dessa magnitude trará excelentes oportunidades de aprendizado, produção científica, interação com pesquisadores do mundo todo e contribuir com o desenvolvimento de uma área de ponta e com uma grande quantidade de problemas em aberto”, explica Valentim.

Com informações de https://www.dunescience.org/.

portal dune2
Carlos Roberto Senise Junior, Rodolfo Valentim e Marco André Ferreira Dias, docentes do Departamento de Física do ICAQF/Unifesp - Campus Diadema

Lido 3052 vezes Última modificação em Terça, 10 Novembro 2020 13:36