Terça, 27 Outubro 2020 18:08

Unifesp é a melhor federal no ranking da avaliação dos cursos de graduação do Estadão

Assim como a UFSCar, instituição teve 26% do total de cursos avaliados com o conceito máximo

Por Juliana Cristina

guia da faculdade unifesp PORTAL

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) se destacou entre as instituições de ensino superior do país, com 10 cursos avaliados com conceito máximo (5 estrelas) no Guia da Faculdade 2020. Desenvolvido pelo jornal O Estado de S. Paulo em parceria com a startup educacional Quero Educação, o ranking avaliou cerca de 14 mil cursos de ensino superior em todo o país, dos quais 87% dos que conquistaram avaliação máxima pertencem a instituições públicas. O resultado equivale a 26% do total de cursos avaliados, o que coloca a Unifesp ao lado da UFSCar, que obteve o mesmo percentual, como a melhor instituição federal neste quesito.

Receberam conceito máximo os cursos de Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia, Matemática Computacional, Letras/Português(Bacharelado e Licenciatura), Filosofia (Bacharelado e Licenciatura), Serviço Social e Terapia Ocupacional. Além disso, 26 outros cursos foram avaliados com 4 estrelas. Ao todo foram avaliados 38 cursos da Unifesp.

A pró-reitora de Graduação, Isabel Quadros, afirma que os resultados dos cursos da Unifesp no Guia da Faculdade confirmam a formação qualificada oferecida pela universidade em seus diversos campi. "Dos nossos 38 cursos avaliados, 36 conquistaram 4 e 5 estrelas, o que muito nos orgulha. É um resultado que divulga os cursos da Unifesp como uma opção pública e de qualidade para os vestibulandos. Agradecemos o trabalho dos(as) coordenadores(as) dos cursos, que se dedicaram ao preenchimento cuidadoso das informações do questionário, mostrando os diferenciais oferecidos nos cursos de nossa instituição, trazendo a Unifesp a um ótimo desempenho nesta avaliação", completa.

O ranking do Guia da Faculdade utiliza o método de “avaliação por pares” realizado por coordenadores e professores voluntários. São avaliados Qualidade do Projeto Pedagógico, Qualidade do Corpo Docente e Qualidade da Infraestrutura, a partir de um questionário respondido pelo coordenador de cada curso, no qual são apresentados os principais aspectos desses. Com isso, os avaliadores empregam notas de 1 a 5 para cada uma das categorias dos cursos de suas respectivas áreas de formação e situados nas regiões em que trabalham. Os resultados finais são categorizados em 5 estrelas (excelente), 4 estrelas (muito bom), 3 estrelas (bom) e não estrelado para cursos com avaliações inferiores a 2,5.

Confira o ranking completo aqui.

Lido 12954 vezes Última modificação em Quarta, 27 Outubro 2021 10:20