Sexta, 09 Abril 2021 09:49

Teatro do Campus Guarulhos é entregue reformado e com novo nome

Com melhorias em suas instalações, Teatro William Silva de Moraes homenageia estudantes da Unifesp falecidos(as) em decorrência da covid-19

Por Paula Garcia

PORTAL teatro guarulhos abr21
Teatro William Silva de Moraes - Foto: Alex Reipert

Na tarde de ontem (8), a Reitoria da Unifesp e a Diretoria Acadêmica do Campus Guarulhos entregaram, em cerimônia virtual, a reforma do antigo Teatro Adamastor Pimentas da universidade, com a aquisição de equipamentos e das obras necessárias para a utilização de suas instalações. Também foi oficializado a mudança do seu nome para Teatro William Silva de Moraes.

“É um misto de alegria, por vermos o teatro sendo entregue ao seu uso de maneira qualificada, com tristeza, pela perda do nosso estudante William, mas o nosso dever é produzir conhecimento crítico, seguir adiante transformando a sociedade e para isso construir a nossa universidade, desde o plano pedagógico até a sua infraestrutura, é muito necessário e imprescindível. O teatro do campus é muito utilizado pela comunidade universitária e também muito utilizado pela vizinhança, escolas, movimentos sociais e moradores. É um espaço privilegiado e vinha funcionando de maneira precária, porque não possuía todo o equipamento necessário para o funcionamento adequado, e agora esperamos com ele recuperado e equipado que o teatro abrigue espetáculos que deixaram de ser executados”, anuncia Janes Jorge, vice-diretor acadêmico do Campus Guarulhos no mandato 2017-2021.

PORTAL2 teatro guarulhos abr21

O teatro obteve reparos em seu telhado, instalação de um novo sistema de som e de luz e agora passa pela finalização da recuperação estrutural da caixa cênica e da proteção contra incêndio do espaço. “Para gente conseguir construir e consolidar um campus precisamos do trabalho de várias pessoas, mas há dois agradecimentos especiais que nós devemos fazer: aos deputados Alencar Santana e Eli Corrêa Filho que nos ofertaram a possibilidade de uma emenda parlamentar, consolidando alguns desejos que tínhamos em relação ao teatro. As questões com as infiltrações já eram de 14 anos atrás, para vocês perceberem como as coisas são difíceis e levam bastante tempo. Por isso essa reforma do teatro é tão significativa porque tínhamos ali problemas estruturais muito antigos”, explica Magali Aparecida Silvestre, diretora acadêmica do Campus Guarulhos no mandato 2017-2021.

Teatro William Silva de Moraes

PORTAL3 teatro guarulhos abr21

William Silva de Moraes foi estudante da EFLCH/Unifesp e faleceu no dia em 19 de março de 2021 por complicações do coronavírus. A mudança do nome do teatro surgiu como uma proposta da atual direção acadêmica do Campus Guarulhos como forma de homenagear todos(as) os(as) estudantes que a Unifesp perdeu para a covid-19, sendo aprovada pela congregação do campus e autorizada pela família de Moraes.

Durante a cerimônia, amigos(as), familiares, professores(as) e colegas do estudante prestaram suas homenagens em um vídeo com fotos e depoimentos. “Estudante do curso de História da Arte, ele é lembrado por seus(as) colegas e professores(as) como alguém de enorme gentileza e coleguismo no dia a dia das aulas e das atividades acadêmicas. Também gostaríamos de lembrar das suas animadas participações em aula, sempre voltadas para a construção de um pensamento crítico em relação a história, a arte e a cultura. William se preocupava em pensar os processos de inclusão e de reparação histórica das atividades culturais e nas narrativas da criação artística”, narra a docente Ana Maria Hoffmann, chefe do Departamento de História da Arte.

PORTAL4 teatro guarulhos abr21
William Silva de Moraes - Foto: Arquivo Pessoal