Segunda, 26 Julho 2021 13:03

Unifesp destaca a importância de Marco Antonio Raupp para a instituição

Pesquisador, falecido em 24 de julho, foi um dos responsáveis pela implantação do ICT/Unifesp

raupp portal
Marco Antônio Raupp, no dia da inauguração do campus do ICT/Unifesp no Parque Tecnológico de São José dos Campos

No último dia 24 de julho, a ciência brasileira perdeu Marco Antônio Raupp, um de seus mais importantes pesquisadores. Além de sua intensa atuação na área da ciência e tecnologia nacional, Raupp foi um dos responsáveis pela implantação do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT/Unifesp) - Campus São José dos Campos.

A vice-reitora e reitora em exercício da Unifesp, Raiane Assumpção, lamentou profundamente a morte do pesquisador e reiterou que ele foi uma das pessoas que mais contribuiu para a ciência no Brasil. "A Unifesp perdeu um grande colaborador e apoiador da ciência. Nos solidarizamos com todos os cientistas brasileiros por esta perda", completou.

Regiane Albertine de Carvalho, diretora do ICT/Unifesp, aponta que Raupp não apenas um incentivador, mas colaborava ativamente com a Unifesp, promovendo a interação com o Parque Tecnológico de São José dos Campus a todo momento. " Ele entendeu a importância da Unifesp no parque e sempre fez questão de que a Unifesp estivesse presente, garantindo, inclusive, um lugar para a instituição no conselho. Era uma pessoa que mobilizava empresas para fazer parcerias, dava palestras e falava sobre inovação na universidade, dava apoio às nossas startups também nos ajudava na relação com a prefeitura de São José dos Campos.

O docente do ICT/Unifesp Luiz Leduíno de Salles Neto, que foi diretor do instituto em duas oportunidades (maio de 2009 a junho de 2010 e dezembro de 2012 a dezembro de 2016), relembrou a atuação de Raupp na implantação do instituto. "O professor Raupp teve um papel importante desde a concepção do campus São José dos Campos da Unifesp como um dos pilares do Parque Tecnológico, do qual ele foi o primeiro diretor geral. E continuou participando ativamente do nosso planejamento e definição dos cursos, das ações de implantação e dos debates os Planos de Desenvolvimento Institucional. Ministrou várias palestras e inclusive algumas aulas especiais de Cálculo, disciplina da qual ele era apaixonado, para nossos alunos de graduação. Costumávamos dizer que ele era time Unifesp. E continuará sendo!".

raupp2 portal
Raupp durante aula de Cálculo no ICT/Unifesp (Créditos: Luiz Leduíno de Salles Netto/Arquivo Pessoal)

Sobre Marco Antônio Raupp

Graduado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutor em matemática pela Universidade de Chicago, Raupp foi pesquisador e diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), atuou para o programa dos satélites CBERS e para implantação de Laboratório de Integração de Testes, foi diretor-geral e um dos mentores da criação do Parque Tecnológico de São José dos Campos (PqTec), presidiu a Agência Espacial Brasileira (AEB), foi membro titular do Conselho Nacional da Ciência e Tecnologia (CCT) e presidiu o Conselho de Administração do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).

Por suas contribuições à Ciência brasileira, recebeu o título da Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico da Presidência da República; Grande Oficial da Ordem do Mérito Aeronáutico, da Força Aérea Brasileira/FAB; Grande Oficial da Ordem do Mérito Naval, da Marinha do Brasil/Brasília; Medalha de Pacificador, do Exército Brasileiro/EB; Grã-Cruz da Ordem do Rio Branco, do Ministério das Relações Exteriores/MRE; e Medalha da Inconfidência, do Governo no Estado de Minas Gerais/Ouro Preto.

Lido 2053 vezes Última modificação em Terça, 03 Agosto 2021 10:33