Quarta, 10 Novembro 2021 16:19

Profissionais de saúde do Hospital São Paulo participam de ação terapêutica vivência na floresta

Conhecida como “banho de floresta”, a intervenção ajuda na redução do estresse e na melhora da concentração e da imunidade

Conhecida como “banho de floresta”, a intervenção consiste no contato com a natureza de forma orientada (Créditos: Instituto Terra Luminous)

Profissionais de saúde do Hospital São Paulo, hospital universitário da Universidade Federal de São Paulo (HSP/HU Unifesp), participaram de uma terapia voltada para a redução do estresse. Conhecida como “banho de floresta”, a intervenção consiste no contato com a natureza de forma orientada, seja presencialmente ou à distância e traz benefícios como a redução do estresse, melhora da concentração e da imunidade.

A ação faz parte do projeto Dra. Floresta, ação promovida pelo Instituto Terra Luminous que busca, por meio de uma vaquinha virtual, arrecadar fundos para ajudar o máximo possível de profissionais da saúde que fazem atendimento de casos de covid-19 na linha de frente dos hospitais públicos.

Grupo de pessoas participando do "banho de floresta" (Créditos: Instituto Terra Luminous)
Grupo de pessoas participando do "banho de floresta" (Créditos: Instituto Terra Luminous)

Uma das coordenadoras da ação no HSP/HU Unifesp, a técnica de enfermagem Adriana Macedo explica que 100 profissionais da saúde participaram da ação, sendo 35 de forma presencial e 65 online. Ela também teve a oportunidade de participar da terapia e aprovou a iniciativa. “O Instituto Terra Luminous está de parabéns por essa iniciativa maravilhosa. A vivência na floresta me proporcionou conexão com todas as formas de vida. Foi uma experiência ímpar”, comenta.

Vanessa Muniz Calhabeu, outra coordenadora, elogia o trabalho do Instituto Terra Luminous em relação à conservação da Mata Atlântica e de sua fauna. “A ideia do projeto Dra. Floresta como uma terapia voltada para os profissionais de saúde trouxe não só momentos de relaxamento e aquietamento dos ‘barulhos internos’, como também conhecimento sobre as espécies presentes naquela região e o despertar de uma consciência sobre nossa responsabilidade na preservação da natureza”, completa.

Mulher passando pelo "banho de floresta" (Créditos: Instituto Terra Luminous)
Mulher passando pelo "banho de floresta" (Créditos: Instituto Terra Luminous)

Conexão e relaxamento

Adriana Moura, técnica de enfermagem do Hospital São Paulo, aprovou a experiência que teve. “A experiência de terapia na floresta, me permitiu relaxar um pouco os pensamentos da nossa rotina hospitalar, foi uma ótima oportunidade, e eu agradeço muito”. A enfermeira Michele Tamarindo também participou e classificou a experiência como maravilhosa e gratificante. “Consegui conectar com o meu eu interior e avaliar minhas maiores necessidades. Encontrei serenidade, tranquilidade e principalmente, amor e transformação em tudo que vivenciei”, finaliza.

Lido 2688 vezes Última modificação em Quinta, 05 Janeiro 2023 14:14