Terça, 23 Novembro 2021 16:57

Caism recebe visita do secretário estadual de Saúde

Acompanhado pelo reitor Nelson Sass, Jean Gorinchteyn conheceu as dependências do serviço especializado em Psiquiatria

Por José Luiz Guerra

Da esquerda para a direita: Elson Asevedo, Ramiro Azevedo, Juliana Cespedes, Nelson Sass, Jean Gorinchteyn, Vânia Soares de Azevedo Tardelli, Jair Mari, Nacime Mansur, José Osmar Medina Pestana, Ieda Maugeri e Ary Gadelha (Foto: Alex Reipert)
Da esquerda para a direita: Elson Asevedo, Ramiro Azevedo, Juliana Cespedes, Nelson Sass, Jean Gorinchteyn, Vânia Soares de Azevedo Tardelli, Jair Mari, Nacime Mansur, José Osmar Medina Pestana, Ieda Maugeri e Ary Gadelha

O Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental (Caism), serviço especializado em Psiquiatria gerido de forma tripartite pelo Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp), pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) e pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), recebeu ontem (22) a visita do secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn. O encontro faz parte do processo de pactuação da renovação da gestão da unidade por mais cinco anos. Os atendimentos são realizados 100% via Sistema Único de Saúde (SUS) e a parceria funciona desde 1º de março de 2018.

O secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, visitando as dependências do Caism (Foto: Alex Reipert)
O secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, visitando as dependências do Caism

Participaram da visita do secretário, representando a Unifesp, o reitor, Nelson Sass, o diretor do Campus São Paulo, Ramiro Azevedo, e sua vice, Ieda Maugeri, o diretor da EPM/Unifesp, Fulvio Scorza, a pró-reitora de Planejamento, Juliana Cespedes, o chefe do Departamento de Psiquiatria e Coordenador do Caism, Jair Mari, e seu vice, Ary Gadelha, e a assessora de Gabinete da Reitoria, Larissa Beltramim. Pela SPDM, estiveram presentes o superintendente da Rede de Unidades Afiliadas, Nacime Mansur, além do diretor clínico do Caism, Elson Asevedo. Já pela SES, compareceu a diretora do Departamento Regional de Saúde da Grande São Paulo (DRS1/SES), Vânia Soares de Azevedo Tardelli.

O secretário agradeceu, em nome do governador, o trabalho realizado pela Unifesp e pela SPDM no Hospital São Paulo e na rede afiliada durante a pandemia de covid-19 que, segundo ele, ajudou a salvar milhares de vidas, com respostas rápidas e eficazes. Sobre o Caism, Gorinchteyn classificou o centro como um equipamento de extrema importância na área de saúde mental do SUS. “Os transtornos mentais já eram um grande problema antes da pandemia e se agravaram após a chegada da covid-19. Por isso precisamos de um local adequado como este, que é modelo de atendimento em psiquiatria e na capacitação de profissionais capazes de realizar diagnóstico de casos mais complexos”, completou.

O reitor, Nelson Sass, conversando com o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn
O reitor, Nelson Sass, conversando com o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn

Nelson Sass celebrou a visita de Gorinchteyn e lembrou da importância da unidade, não só na assistência via SUS, como também no ensino, pesquisa e extensão. “O Caism é uma referência na área da saúde mental, oferecendo tratamento gratuito e de qualidade à sociedade, além de ser um centro de formação de profissionais e de relevante produção acadêmica”. Mansur, por sua vez, destacou a valorosa colaboração da SES na gestão do centro. “Estamos contentes com essa parceria, que nos permitiu fazer reformas para recuperar a estrutura do prédio e realizar as adaptações necessárias para ofertarmos um atendimento de qualidade aos nossos pacientes”, acrescentou.

A comitiva realizou uma visita às dependências do Caism. Houve também uma apresentação realizada por Jair Mari no anfiteatro do Departamento de Psiquiatria, falando a respeito do histórico da instituição, do início da gestão tripartite, dos números de atendimentos realizados e da formação na residência médica e multiprofissional. O encontro foi encerrado com uma homenagem ao secretário, em agradecimento ao trabalho realizado nessa parceria com a SES desde 2018.

Jean Gorinchteyn recebendo a homenagem (Foto: Alex Reipert)
Jean Gorinchteyn recebendo a homenagem

Fotos: Alex Reipert