Terça, 11 Janeiro 2022 12:49

LEDE Unifesp: inovação e empreendedorismo sobre rodas

Laboratório móvel de tecnologia levará inovação e empreendedorismo para estudantes e pequenas e médias empresas

Por Valquíria Carnaúba

2 1
Simulação do trailer tecnológico do projeto LEDE Unifesp (Imagem: arquivo pessoal). Saiba mais sobre o projeto aqui!

Na fase de aquisição dos equipamentos, o LEDE começa a nascer como um dos projetos de extensão da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) mais conectados com a revolução 4.0. A partir de março deste ano, o Laboratório Experimental de Design sobre rodas começará a difundir inovação e empreendedorismo entre os que mais precisam nesse momento: jovens estudantes, comunidades sem acesso à tecnologia e empresas de pequeno e médio porte.

Dirigido por Alessandro Faria, professor adjunto de Design do núcleo da Universidade Aberta do Brasil (UAB/Unifesp), e Izabel Meister, coordenadora adjunta do projeto, o LEDE Unifesp propõe expandir as possibilidades de trabalho e renda para esses públicos e, consequentemente, contribuir para a melhoria do Produto Interno Bruto (PIB) regional.

A iniciativa, apoiada por Valéria Sperduti Lima, coordenadora da UAB/Unifesp, será pautada pelos conceitos de gestão ágil de projetos e de Design Thinking - modelo de pensamento que implica na busca de soluções inovadoras e criativas, usando o mínimo de recurso disponível, dentro de um espaço de tempo muito curto.

De acordo com Faria, mais de 25% dos brasileiros ainda não possuem acesso à internet, variando entre 53% nas áreas rurais e 20% nos centros urbanos. Por isso, os equipamentos de alta tecnologia que estão sendo adquiridos, como óculos de realidade virtual, serão ferramentas aliadas importantes para a produtividade, redução de custos e a eficiência das iniciativas resultantes neste processo.

O LEDE Unifesp dará início aos "trabalhos" no museu Major Novaes, localizado no município de Cruzeiro, no estado de São Paulo. "Pretendemos atuar em torno das demandas do comércio local, que serão detectadas em reuniões com agentes locais, como Secretarias da Cultura e da Educação. Com o diagnóstico em mãos, é possível indicar caminhos para empreender e aperfeiçoar as iniciativas já existentes", detalha o docente.

"Agora, estamos construindo nosso 'trailer tecnológico', que contará com impressora 3D, óculo de realidade virtual, óculos de realidade aumentada, tenda inflável gigante que funcionará como uma sala de aula improvisada, máquina de corte a laser (para corte de materiais metálicos e não metálicos), computadores, celulares e impressoras". O veículo que levará o 'trailer tecnológico' foi doado à Universidade Aberta do Brasil e está sendo regularizado para uso no projeto.

Lido 5599 vezes Última modificação em Terça, 02 Abril 2024 14:05