Quinta, 20 Janeiro 2022 09:48

Portal de Indicadores reunirá os dados da Unifesp em um só lugar

Nova ferramenta ampliará a transparência à comunidade e aos órgãos de controle e dará apoio às tomadas de decisões baseadas em dados

Indicadores Unifesp
Reprodução da página inicial do Portal de Indicadores da Unifesp

A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI/Unifesp) está desenvolvendo o Portal de Indicadores, espaço que reunirá, em um só lugar, dados institucionais de toda a universidade. A nova ferramenta fornecerá uma visão geral de toda a contribuição da universidade para a produção científica, em forma de painel de informações, ampliando a transparência à comunidade e aos órgãos de controle e oferecendo apoio às tomadas de decisões baseadas em dados.

“A principal vantagem é ter em um único sistema para consulta. Além disso, possui uma visualização facilitada, relacionada aos painéis de informação, atuando como ferramenta de Business Intelligence, gerando relatórios dinâmicos, constantemente atualizados e que podem ser manipulados pela constante interação com os usuários pelo uso de filtros e outros critérios, tendo um resultado customizado”, explica a superintendente da STI/Unifesp, Lidiane Cristina da Silva. A relação dos indicadores é pautada pelo Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e de Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (FORPLAD).

Apresentando séries históricas e dados desde 2005, a plataforma atualmente já está na fase de entrega do módulo de graduação e deverá estar completa, com os demais dados, ainda no primeiro semestre de 2022. "É importante destacar que a maioria dos indicadores apresentam a possibilidade de visualização dos dados com filtros por gênero e cotas”, completa Lidiane. O Portal de Indicadores com dados públicos está disponível neste link.

Para os gestores da Unifesp, há uma plataforma com indicadores mais detalhados. Para acessar, basta solicitar acesso pelo Sistema de Atendimento Unifesp (SAU).

Lido 2557 vezes Última modificação em Terça, 12 Julho 2022 20:35