Segunda, 25 Abril 2022 16:47

Hospital São Paulo/HU Unifesp recebe repasse de R$ 58 milhões de governo estadual

Anúncio foi feito pelo governador Rodrigo Garcia em evento no Campus São Paulo; recurso será destinado para custeio do hospital e obras no pronto-socorro

Por Denis Dana

Na segunda-feira, 25 de abril, o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, anunciou a liberação de R$ 58 milhões para o Hospital São Paulo, hospital universitário da Universidade Federal de São Paulo (HSP/HU Unifesp), repasse extra a ser destinado parte para a reforma do pronto-socorro (R$ 8 mi) e o restante para o custeio, bem como cobertura de parte do déficit no orçamento do hospital. A assinatura da liberação aconteceu na praça Viva, dentro do Campus São Paulo da Unifesp. Com o repasse dos recursos, a área de pronto atendimento deve iniciar as obras em breve e ser entregue até setembro deste ano.

Para Nelson Sass, reitor da Unifesp, o anúncio representou um momento de emoção e de grande significado, "no sentido de reconhecer o protagonismo que o HSP exerce na assistência à população da capital e de outras regiões, na formação profissional, em sua atuação, por essência, como hospital-escola, assim como na ampla difusão do conhecimento, de modo que os recursos que chegam auxiliarão nesse processo necessário e urgente de reestruturação pela qual passa o hospital".

hsp2022 1
Nelson Sass, reitor da Unifesp

O senso de urgência também foi destacado na fala do superintendente do HSP, Nacime Mansur. "O recurso vai permitir uma melhora na situação atual de caixa do hospital e a continuidade no processo de reestruturação para a superação das dificuldades. O hospital é um bem social, voltado para uma sociedade que precisa de assistência à saúde e da formação de profissionais capacitados e de excelência. Por toda essa importância, o momento é muito simbólico e sinaliza o renascimento do HSP".

Atualmente, a dívida do Hospital São Paulo é de R$ 450 milhões. A unidade tem gastos mensais de R$ 30 milhões, mas recebe verbas de R$ 22 milhões, insuficientes para garantir sua sustentabilidade financeira.

Presente no anúncio, Jean Gorinchteyn, secretário estadual de Saúde, lembrou da expressividade do HSP no cenário paulista, "com o atendimento de cinco milhões de pessoas por ano, o que mostra a sua importância, assim como é fundamental cuidar dos hospitais para que eles tenham as condições ideais para cumprir sua missão que é cuidar da população".

hsp2022 5
Rodrigo Garcia, governador do Estado de São Paulo, e Nelson Sass, reitor da Unifesp

Ao assinar o documento com a autorização da liberação dos recursos, o governador Rodrigo Garcia afirmou "manter-se à disposição para enfrentar os desafios futuros junto ao Hospital São Paulo, equipamento tão importante para a população paulista”. Também estiveram presentes no anúncio Fúlvio Scorza, diretor da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp), Alexandre Pazetto Balsanelli, diretor da Escola Paulista de Enfermagem (EPE/Unifesp), Ronaldo Laranjeira, diretor-presidente da SPDM, e Eduardo Ribeiro, secretário-executivo da Saúde do estado de São Paulo.

Scorza ressaltou a importância da ação conjunta entre a Reitoria, EPM e a SPDM para a recuperação do hospital-escola e agradeceu a parceria com a SES e o apoio do Governador, diante do desafio que temos para garantir a qualidade do ensino, da pesquisa e da assistência à população, num lugar adequado para os estudantes e para a residência médica e multiprofissional.

Após a cerimônia de assinatura, o governador e o secretário da Saúde de SP fizeram uma visita ao PS do hospital.

Conheça o novo modelo de gestão compartilhada acadêmico-assistencial do Hospital São Paulo HSP/HU.

hsp2022 2
Evento de liberação aconteceu na praça Viva, localizada no campus São Paulo da Unifesp

hsp2022 3
Fúlvio Scorza, diretor da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp)