Terça, 24 Mai 2022 14:53

CEUS/Unifesp realiza primeira reunião de 2022

Realizada de forma híbrida, sessão reuniu representantes da instituição e das entidades que compõem o conselho

Por José Luiz Guerra

Primeira reunião do CEUS em 2022 foi realziada de forma híbrida
Primeira reunião do CEUS em 2022 foi realizada de forma híbrida

Na última quarta-feira, 18 de maio, o Conselho Estratégico Universidade e Sociedade (CEUS/Unifesp) se reuniu pela primeira vez após o retorno presencial. Realizado de forma híbrida, a sessão contou com a presença de representantes da instituição e das entidades que compõem o conselho.

Participaram da reunião o reitor Nelson Sass, a vice-reitora Raiane Assumpção, pró-reitores(as), pró-reitores(as) adjuntos(as), docentes, servidores(as) técnicos(as) administrativos em educação e representantes das entidades que compõe o conselho.

Sass deu início à reunião agradecendo pelo empenho de todos(as) os(as) participantes e destacou a importância do conselho, criado em 2018. “Esse conselho é fundamental para a universidade mostrar à sociedade a sua relevância no desenvolvimento da nação. Durante a pandemia, aliás, tivemos um papel de protagonismo, em especial no tratamento da covid-19”. O reitor falou também das condições do financiamento da instituição e de seu hospital universitário, mas, sobretudo, do trabalho realizado pela comunidade acadêmica para dar continuidade às atividades. “As condições não são as ideais, mas o talento e a perseverança da nossa comunidade sempre falaram mais alto”.

Durante a reunião, a pró-reitora de Planejamento, Juliana Céspedes, apresentou o relatório integrado de gestão de 2021. Em seguida, o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Anderson Rosa, falou sobre o perfil socioeconômico e cultural dos(as) ingressantes da universidade. Logo em seguida, a vice-reitora, Raiane Assumpção, expôs os informes de um ano da gestão, relacionados às condições de ensino, pesquisa e extensão da Unifesp, o planejamento do retorno presencial em 2022, a situação vacinal dos(as) servidores(as) docentes e técnicos(as) administrativos(as) em educação, os apoios recebidos por meio de emendas parlamentares investimentos em custeio e capital por meio de emendas parlamentares.

Apresentação do relatório integrado de gestão da Unifesp

A sessão do CEUS contou também com a apresentação de três projetos de extensão desenvolvidos pela universidade voltados para o público jovem. São eles:

1 – Pitch científico e banca social (Agits)
2 - Juventudes e Funk na Baixada Santista – Território, Redes, Saúde e Educação (Campus Baixada Santista)
3 – Observatório temático de educação superior da EFLCH/Unifesp (Campus Guarulhos)

Sobre o CEUS

Composto por 65 conselheiros(as), o Conselho Estratégico Universidade-Sociedade (CEUS) da Unifesp tem como missão propor e debater temas de interesse local, nacional e internacional que orientem as ações de ensino, pesquisa e extensão da Unifesp, programas e ações acadêmicas, metodologias de ensino inovadoras, alinhado com as necessidades da sociedade brasileira.

O órgão também busca colaborar com a avaliação do(a) estudante egresso(a) da Unifesp, com a proposição de parcerias com movimentos sociais, órgãos de classe e entidades civis, além de parcerias público-privadas para investimentos estratégicos da universidade, incluindo novas infraestruturas e áreas de pesquisa.

Lido 1518 vezes Última modificação em Sexta, 03 Junho 2022 10:06