Quarta, 01 Junho 2022 13:48

IEAC/Unifesp promove encontro de institutos de estudos avançados de SP

Evento visa integrar pesquisadores(as) dos instituto de estudos avançados estaduais

Por Valquíria Carnaúba

Na quinta-feira, 19 de maio, foi realizado no Anfiteatro da Reitoria um encontro promovido pelo Instituto de Estudos Avançados e Contemporâneos (IEAC/Unifesp), o webnário Integração dos Institutos Avançados do Estado de São Paulo. Se apresentaram no evento representantes da Unifesp, da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade Federal de São Carlos (UFScar).

A mesa de abertura contou com a precedência do reitor da Unifesp, Nelson Sass, além da presença de do presidente do IEAC/Unifesp, Ivo da Silva Junior, da pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Lia Azevedo Bitencourt, e da presidente da Academia Brasileira de Ciências, Helena Nader.

Para Sass, atuar em cooperação com outros docentes inclinados sob os mesmos objetivos, amplia a capacidade de busca de respostas a questões desafiadoras do mundo contemporâneo. "Tenho certeza que frutos muito positivos serão colocados após essa troca de experiências", complementa.

O presidente do IEAC/Unifesp lembra que, dentro do instituto, algumas das palavras mais utilizadas são gestação de ideias e de projetos. "Acredito que, com esse encontro, teremos uma integração mais efetiva dos institutos do estado". Nesse sentido, complementou o professor Guilherme Ary Plomski, diretor do Instituto de Estudos Avançados (IEA/USP) e membro do Conselho Deliberativo do IEAC-Unifesp. "Meu desejo é que surja uma rede desse primeiro encontro", manifestou.

Apresentaram os institutos dos quais estão à frente, também, Gabriela Ramos Hurtado (Iemar-Unesp), Christiano Lyra Filho (Idea-Unicamp) e Paulo Cesar de Camargo (Ieae-UFScar).

Lido 1645 vezes Última modificação em Segunda, 13 Junho 2022 15:06