Segunda, 11 Julho 2022 10:01

Projeto pioneiro na Unifesp divulga ciência da Nutrição

A ação, intitulada Nutrição Cons[ciência], pretende evidenciar a abrangência da área, abrir diálogo com a sociedade e incentivar parcerias

Por Juliana Cristina

Proposto por estudantes e docentes inspirados(as) pela celebração dos 30 anos do Programa de Pós-Graduação em Nutrição (PPGNut), em 2021, o projeto de divulgação científica Nutrição Cons[ciência], da PPGNut, em parceria com a graduação em Nutrição do Instituto Saúde e Sociedade (ISS/Unifesp) - Campus Baixada Santista, foi criado com intuito de realizar ações de divulgação, incentivo e disseminação da "ciência da Nutrição", desenvolvida na universidade, pensando em colaborar com o fortalecimento da área na instituição, além de promover visibilidade e diálogo com a comunidade acadêmica, profissionais das áreas da Saúde e Agrárias, e com a sociedade, em busca de estimular a popularização da ciência, colaboração científica, aprendizado e despertar de vocações.

As ações do projeto consistem em apresentações realizadas virtualmente, em linguagem acessível, por docentes e orientandos(as) do PPGNut ou do curso de Nutrição, com apoio dos(as) estudantes. Organizadas de acordo com a linha de pesquisa dos(as) docentes, as apresentações abordarão diferentes temas. Também serão realizados eventos temáticos visando à integração de grupos sociais com os quais a Unifesp possui parceria de ensino, extensão e pesquisa, além de novos grupos. Serão abordados assuntos como fome e insegurança alimentar, enfrentamento das doenças crônico não transmissíveis, promoção da alimentação saudável e sustentável, e educação alimentar e nutricional. De acordo com Vanessa Dias Capriles, coordenadora do projeto, orientadora no PPGNut e docente do Departamento de Biociências do ISS/Unifesp, os eventos devem possibilitar a troca de saberes e a construção ou fortalecimento de parcerias para o enfrentamento de tais questões, particularmente em grupos de maior vulnerabilidade social e econômica da sociedade brasileira.

Este ano serão realizados dezessete encontros quinzenais; sempre às segundas-feiras das 16h às 17h30. Capriles ressalta que os eventos são pensados em um formato que procura mostrar caminhos que os(as) estudantes podem trilhar para ingressarem nos diferentes grupos de pesquisa da universidade, além de valorizar suas participações como protagonistas, os estimulando a contarem sobre participações em projetos de pesquisa e como a ciência teve impacto em suas trajetórias.

O projeto é considerado pioneiro no âmbito da universidade, visto que, além de evidenciar a multi e interdisciplinaridade da Nutrição, também é o primeiro a reunir os(as) principais pesquisadores(as) da área atuantes na instituição. Capriles comenta: "estou muito animada e honrada por coordenar essa ação, e por receber o apoio e colaboração dos meus colegas da pós e da graduação em Nutrição, que vão mostrar a importância e impactos da ciência produzida na área".

O projeto é vice-coordenado pela docente Anna Rafaela Cavalcante Braga, do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF/Unifesp) - Campus Diadema, conta com apoio de pós-graduandos(as), docentes e servidores(as) técnicos(as) para auxílio com ações de divulgação nas redes sociais e cadastro nos sistemas da Universidade, além de orientadores do PPGNut e professores(as) do curso de Nutrição, os quais participarão dos ciclos de eventos que acontecerão em 2022 e 2023. Capriles avalia que "certamente, esse projeto resultará em mais colaborações científicas e maior interesse dos(as) estudantes pelos nossos cursos”.

Além dos(as) graduandos(as), pós-graduandos(as), pesquisadores(as) e profissionais da área da Saúde, o projeto também é aberto para participação de profissionais de outras áreas, estudantes do ensino médio, bem como qualquer interessado(a) no assunto. “Espero que a sociedade possa se beneficiar desse projeto, descobrindo novas possibilidades de assistência e participação nas diferentes ações de pesquisa e extensão que são desenvolvidas por este grupo de profissionais competentes e dedicados à pesquisa e à educação”, expressa Capriles.

Interessados(as) podem realizar inscrição, a qual fica aberta durante os 10 dias antecedentes a cada evento, pelo Sistema de Informações de Extensão (Siex/Proec) por meio deste link. É importante ressaltar que apenas aqueles(as) que realizarem inscrição prévia para os eventos têm direito a um certificado de participação emitido pela Unifesp.

Lido 1659 vezes Última modificação em Terça, 19 Julho 2022 08:19