Terça, 13 Setembro 2022 18:55

Programas de pós-graduação da Unifesp têm expressivo desempenho em avaliação da Capes

12 PPGs alcançaram avaliação máxima, com notas 6 e 7

Por Valquíria Carnaúba

Foi divulgada a Avaliação Quadrienal 2017-2020 dos cursos de pós-graduação do país. Dos 67 programas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), 18 subiram de nota e 12 tiveram desempenho considerado excelente, com notas que variam entre 6 e 7. No panorama geral da instituição, ainda se tem que sete programas caíram de conceito, 40 se mantiveram, um foi encerrado por demanda própria e um será encerrado pela Capes.

A classificação dos cursos de stricto sensu é realizada a cada quatro anos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). É por meio da avaliação que a fundação, vinculada ao Ministério da Educação, elenca qualitativa e quantitativamente todos os programas de pós-graduação do país que compõem o chamado Sistema Nacional de Pós-Graduação.

Para Lia Rita Azeredo Bittencourt, pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da universidade, as notas máximas implicam em um grande impacto internacional e nacional, demonstrando a alta produtividade do corpo docente, discente e com relações de grande relevância acadêmico-social.

Débora Cristina Hipólide, coordenadora institucional de Pós-Graduação, também considerou o resultado muito positivo. “A Unifesp teve desempenho muito impactante, considerando o momento em que vivemos, tendo conseguido recuperar a marca de 12 programas de pós-graduação de excelência, com notas 6 e 7”.

Fernando Atique, pró-reitor adjunto de Pós-Graduação e Pesquisa frisa, entretanto, que se tratam de resultados preliminares, sobre os quais ainda cabem recurso, e que a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (ProPGPq) está estimulando aos programas que julguem necessária a interposição de reconsideração que apresentem à Capes os argumentos, conforme estipulado pelas normas da própria agência federal. "Por isso, os conceitos finais dos programas de pós-graduação da Unifesp serão conhecidos apenas em dezembro, após esse período de julgamento de recursos".

Para Atique, é notável que a Unifesp tenha alcançado resultados satisfatórios – mesmo em tempos de privação de recursos e crise econômica. “O desempenho da pós-graduação da Unifesp vem crescendo intensamente na última década, demonstrando que a essência da instituição é a busca por excelência nas mais diversas áreas do saber”.

Lido 3026 vezes Última modificação em Quarta, 21 Dezembro 2022 10:26