Terça, 06 Dezembro 2022 14:11

1.° Seminário Nacional de Educação Integral é organizado pela Unifesp

Evento aconteceu no município de Diadema e foi transmitido on-line

Reitora pro tempore da Unifesp de roupa verde à frente do palco, com demais convidados atrás sentados um ao lado do outro
Solenidade de abertura do seminário, com a participação da reitora pro tempore da Unifesp, Raiane Assumpção (Imagem: Reprodução/YouTube)

Aconteceu, nos dias 25 e 26 de novembro, o 1.° Seminário Nacional de Educação Integral, evento criado com o propósito de reunir profissionais da educação de todo o país para debater os desafios e propor caminhos para consolidar a agenda do direito à Educação no Brasil. O encontro foi organizado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em parceria com a Prefeitura de Diadema, Secretaria Municipal de Educação de Diadema, Observatório Nacional de Educação Integral, Cidade Escola Aprendiz e com o Centro de Referências em Educação Integral.

O evento foi organizado com a finalidade de formar a rede de educação do município de Diadema, pautando os profissionais da área no município, e retomar o debate nacional sobre educação integral. “Estamos desenvolvendo um trabalho de acompanhamento contínuo sobre as necessidades de políticas públicas, a fim de pensar na formação dos professores, projetos para atuação nas escolas ou mesmo parcerias com os estágios”, afirma Sérgio Stoco, docente de Políticas Públicas do Campus Diadema e moderador da mesa Concepção e Políticas de Educação Integral: Retrocessos e Perspectivas Para o País.

Para a reitora pro tempore da Unifesp, Raiane Assumpção, em fala durante a abertura do evento, a educação somente se efetiva quando as universidades públicas se posicionam pela integração de um sistema, açabarcando desde o ensino infantil até o ensino superior, a fim de promover a formação continuada de educadores. “O espaço da universidade nos possibilita ser cotidianamente desafiados, tendo a ciência como referência, mas o cotidiano, a práxis embase o processo de reflexão”.

É possível acessar o 1.° Seminário Nacional de Educação Integral completo no YouTube.

Lido 1263 vezes Última modificação em Segunda, 10 Abril 2023 13:00