Terça, 29 Novembro 2022 18:35

Unifesp vence Prêmio Capes Elsevier 2022 na categoria Contribuição para Pesquisa de Covid-19

Universidade atuou em pesquisas de desenvolvimento de vacina e de outras frentes de estudos durante pandemia

Por Denis Dana

Pró-reitora Lia Bittencourt segura o prêmio entre Ezequiel e Andrea; todos estão de pé
Da esq. p/ a dir.: Ezequiel Farre, diretor da Elsevier Brazil, Lia Bittencourt, pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisas, e Andrea Vieira, coordenadora geral do Portal de Periódicos e Informação Científica (créditos: Naiara Demarco/CGCOM/Capes)

Na terça-feira, 29 de novembro de 2022, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) foi agraciada com o Prêmio Capes Elsevier 2022, na categoria Contribuição para Pesquisa de Covid-19. A premiação tem como principal objetivo reconhecer a produção científica de pesquisadores(as), instituições e universidades brasileiras em diversas áreas do conhecimento.

Ao representar a Unifesp na cerimônia de premiação, Lia Bittencourt, pró-Reitora de Pós-graduação e Pesquisa da instituição, celebrou o reconhecimento, “fruto dos esforços de toda a sua comunidade, incluindo gestores(as) da equipe da Reitoria anterior e da atual, pesquisadores(as) dos diversos campi, discentes e técnicos(as), além de instituições que disponibilizaram recursos e parcerias que viabilizaram pesquisas de excelência como MEC, CNPq, Fapesp, FapUnifesp, MPF e Universidade de Oxford, entre outras”.

Durante a pandemia, a Unifesp participou ativamente de pesquisas para o desenvolvimento de vacinas no combate à covid-19, entre outras linhas de estudo que contribuíram para melhor compreensão da doença. “Nossos(as) pesquisadores(as) não pararam sequer um dia em seus estudos e, nesse sentido, estímulos como estes, desta premiação, nos encorajam ainda mais a continuar a trilhar o caminho da busca de prioridade para a educação, para a ciência e tecnologia”, destacou Bittencourt.

Esta é a quarta edição do prêmio organizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC), responsável por fomentar, avaliar e regular a pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) no Brasil, e pela editora Elsevier. Além da categoria em que a Unifesp foi condecorada, houve premiação nas categorias Impacto da Colaboração Internacional, Colaboração Universidade-Empresa, Crescimento da Produção Científica, Produção Científica de Maior Impacto e Produção Científica Citada em Políticas Públicas.

Os(as) vencedores(as) de cada categoria foram selecionados(as) a partir de indicadores extraídos da ferramenta de avaliação de produção científica e métricas, SciVal, da Elsevier, que oferece acesso facilitado aos resultados de pesquisas de mais de 20 mil instituições de 230 nações de todo o mundo.

Lido 1840 vezes Última modificação em Quarta, 07 Dezembro 2022 10:50