Segunda, 19 Dezembro 2022 07:41

Ação desmistifica a ciência de forma lúdica para crianças e jovens

Proposta já atingiu, diretamente, cerca de 150 pessoas de comunidade localizada em Santos

Por Daniel Patini

Crianças e jovens com coletes brancos com a marca da Unifesp reunidos na região de mangue da Vila Gilda, em Santos

Aprender a desmistificar a ciência e reconhecê-la como parte do nosso cotidiano e da comunidade em que vivemos; tudo isso vivenciando o conhecimento científico de forma lúdica. Essa é a proposta da ação Cientistas da Maré, voltada a crianças e jovens com idade entre 8 e 13 anos que vivem no Dique da Vila Gilda em Santos (SP). A região era originalmente ocupada por manguezais e passou por uma grande obra de drenagem. Hoje é densamente habitada e abriga a maior comunidade sobre palafitas do Brasil.

A atividade integra o programa de extensão Maré de Ciência do Campus Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), realizada em parceria com o Instituto Arte no Dique e o Projeto Areia Viva (Unifesp) e contemplada pelo edital Garotas em STEM do British Council e Fundação Carlos Chagas.

Crianças observam na contra-luz uma cultura de bactérias

“Cientistas da Maré é um projeto de ciência cidadã, no qual essas crianças e jovens monitoram a saúde ambiental do local onde vivem. Ou seja, tem como foco entender a importância de se preservar o meio ambiente para a manutenção de sua própria saúde e da comunidade que ali reside”, relata a coordenadora Tatiana Martelli Mazzo.

Em atividade desde 2018, o projeto tem atividades semanais e, diretamente, já envolveu cerca de 150 crianças e jovens. “Sabemos que alcançamos, de forma indireta, um número muito maior do que esse, incluindo as próprias famílias dessas crianças”, ela complementa.

Os(as) cientistas da maré sentados em volta de uma mesa durante as atividades

Durante 2020 e 2021, devido às restrições impostas pela pandemia de covid-19, a estratégia encontrada pela equipe foi o desenvolvimento, impressão e distribuição de gibis e cadernos de atividades para as crianças e jovens atendidos(as) pelo projeto. Essa ação foi apresentada durante o III Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e recebeu menção honrosa.

Assista aqui ao vídeo, produzido com apoio da Fundação Carlos Chagas, British Council e Fundação Grupo Boticário, e conheça os(as) cientistas da maré!

Fotos: Tatiana Martelli Mazzo

Lido 3195 vezes Última modificação em Terça, 16 Julho 2024 10:55