Sexta, 23 Dezembro 2022 10:42

Projetos da Unifesp são selecionados para integrar laboratório da OPAS/OMS

Comida de República e Panela Aberta estão entre os classificados para o Laboratório de Inovação em Educação Alimentar e Nutricional

O projeto Comida de República e as Práticas Alimentares de Universitários(as), promovido pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae/Unifesp), e o projeto de extensão Panela Aberta, do curso de Nutrição do Instituto de Saúde e Sociedade (ISS/Unifesp) - Campus Baixada Santista, foram selecionados para integrar o Laboratório de Inovação em Educação Alimentar e Nutricional (LIS-EAN), proposto pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), em parceria com a Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde e o Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição da Universidade de Brasília.

O LIS-EAN busca identificar, sistematizar e divulgar iniciativas de gestores(as) e profissionais da saúde e de outros setores com vistas ao aprimoramento dos processos de trabalho e das práticas em Educação Alimentar e Nutricional no país. A proposta busca dialogar sobre os desafios e avanços da área nestes últimos 10 anos à luz do Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para Políticas Públicas. Na etapa final do LIS-EAN, foram selecionadas 59 experiências no total, as quais irão receber um certificado de reconhecimento e compor um e-book do LIS-EAN.

O projeto Comida de República e as Práticas Alimentares de Universitários(as) busca a promoção de uma alimentação adequada e saudável a estudantes universitários(as) de todo o Brasil por meio de um curso de extensão, na modalidade Educação a Distância (EaD), cuja 10.ª edição aconteceu em 2022. Trata-se também de um projeto de pesquisa-ação para investigar práticas alimentares de universitários(as) e aprimorar estratégias, ferramentas e conteúdos da ação de Educação Alimentar e Nutricional (EAN). É uma iniciativa do assistente social Fabrício Gobetti Leonardi (ISS/Unifesp) e das nutricionistas Gabriela Milhassi Vedovato (ISS/Unifesp) e Isy Faria de Sousa Colussi (Prae/Unifesp).

O Panela Aberta é um projeto de extensão universitária criado por alunos(as) do curso de Nutrição da Unifesp em 2018. Realiza ações de Educação Alimentar e Nutricional com base nas diretrizes do Guia Alimentar para a População Brasileira e no Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas. Dentre as atuações do projeto, estão oficinas de metodologia autoral que visam promover a prática autônoma de hábitos alimentares saudáveis e o reconhecimento do direito humano à alimentação adequada e saudável. Conheça aqui a equipe do projeto.

Para saber mais sobre o Laboratório de Inovação em Educação Alimentar e Nutricional (LIS-EAN), clique aqui.

Lido 1327 vezes Última modificação em Segunda, 10 Abril 2023 12:57