Terça, 17 Janeiro 2023 07:24

Programa Institucional de Bolsas de Extensão da Unifesp contempla 175 estudantes de graduação em 2022

Objetivo é incentivar a participação de estudantes nas atividades de extensão universitária

Por Juliana Narimatsu

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e seu Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex), destinou 175 bolsas para estudantes de graduação participarem das atividades de extensão universitária no ano de 2022.

Segundo a pró-reitora de Extensão e Cultura Taiza Stumpp, essas bolsas são um importante incentivo à inserção de estudantes de graduação em atividades para além dos currículos dos cursos, de forma a promover a conscientização sobre o papel da relação universidade-sociedade na construção e democratização dos conhecimentos de forma dialógica e socialmente referenciada. “No ano de 2022, conseguimos contemplar todos os projetos submetidos, ampliando significativamente a atuação de estudantes de graduação na extensão por meio deste programa”, comenta. A pró-reitora destaca também a importância da ampliação do Pibex no momento em que a Unifesp contempla a inserção curricular da extensão em todos os seus cursos de graduação.

Ao todo, foram 174 programas e projetos contemplados, cujo(as) respectivos(as) coordenadores(as) foram responsáveis por realizar a seleção dos(as) estudantes. Cada estudante recebeu, durante oito meses, uma bolsa no valor de R$ 400,00 para uma jornada de 12 horas semanais em atividades extensionistas.

O Pibex visa não só apoiar o desenvolvimento dos programas e projetos de extensão da Unifesp, mas também estimular a participação dos(as) estudantes de graduação nas atividades de extensão com vistas a serem oportunidades para sua própria formação e desenvolvimento de competência política e social, além de contribuir para a transformação social fomentando ações integradas (ensino, pesquisa e extensão) nas áreas temáticas definidas pela Política Nacional de Extensão (Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção e Trabalho).

Saiba quais foram os programas e projetos contemplados, clicando aqui.

Lido 1402 vezes Última modificação em Segunda, 10 Abril 2023 12:57