Quarta, 18 Janeiro 2023 12:07

Unifesp se torna membro oficial da ORCID

A afiliação permitirá a integração com sistemas institucionais da universidade

Por Lauren Steffen

O ORCID (Open Researcher and Contributor ID) é um identificador digital único gratuito e persistente, que permite que o(a) pequisador(a) tenha distinção entre outros(as) autores(as) que possam ter o mesmo nome. O identificador consiste de um único código numérico e facilita o registro de informações e a automatização da atualização das publicações e produções. O identificador é internacional, permitindo a visibilidade do(a) pesquisador(a) e da instituição em nível mundial.

A ORCID, organização global sem fins lucrativos, possui mais de 1.200 organizações afiliadas, incluindo universidades, instituições de pesquisa, editoras e agências governamentais. Seu objetivo é possibilitar conexões transparentes e confiáveis entre pesquisadores(as), suas contribuições e afiliações. A Unifesp passou a se tornar membro da ORCID no dia 9 de dezembro de 2022.

Segundo a diretora adjunta da Coordenadoria da Rede de Bibliotecas (CRBU) da Unifesp, Cristiane de Melo Shirayama, ao se tornar membro da ORCID, “a instituição consegue viabilizar, através de relatórios, o acompanhamento dos(as) pesquisadores(as) cadastrados(as) na plataforma. É possível realizar integrações com os sistemas institucionais, como Repositório Institucional da Unifesp, Repositório de Dados de Pesquisa da Unifesp e Portal de Periódicos da Unifesp, além de permitir a participação em eventos da ORCID”.

Para se registrar no ORCID, basta seguir o tutorial disponível neste linkEm caso de dúvidas, entre em contato com a biblioteca da sua unidade.

Lido 1233 vezes Última modificação em Segunda, 10 Abril 2023 12:55