Segunda, 13 Fevereiro 2023 15:50

Propessoas divulga conjunto de ações desenvolvidas em 2022

Ações para integrar e qualificar servidores(as) visam à busca pela excelência dos serviços prestados pela universidade

Por Valquíria Carnaúba

A Pró-Reitoria de Gestão com Pessoas (Propessoas) desenvolveu um conjunto de ações, em 2022, a fim de integrar e qualificar os(as) servidores(as), sempre com foco na busca pela excelência dos serviços prestados pela universidade. Nesse sentido, duas instâncias dentro da Propessoas promoveram mudanças substanciais: o Departamento de Administração de Pessoal (DAP) e o Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (DDP). Saiba mais sobre essas novidades:

Ações do Departamento de Administração de Pessoal (DAP)

Por meio do projeto RH com Você, idealizado pelo DAP, a Propessoas realiza encontros sistemáticos, com suporte de videoconferência (Google Meet), acessíveis aos servidores e servidoras da Unifesp, com o objetivo esclarecer dúvidas sobre temas específicos relacionados à gestão de pessoas. “Com a pandemia, presenciamos uma inserção muito forte no ambiente digital, e com tudo isso acontecendo a preocupação foi encontrar meios de dialogar com os(as) servidores(as) para ajuda-los(as) a entender todas essas mudanças. Focamos em temas com maior demanda ou de uma complexidade maior para orientar quem precisa”, explica André Simões, diretor do Departamento de Administração de Pessoal.

Quanto ao autoagendamento para servidores(as), docentes e TAEs, visa facilitar tanto o atendimento presencial quanto o virtual, ambos disponíveis aos(às) agentes públicos(as). O piloto desse projeto foi desenvolvido na Coordenadoria de Aposentadorias e Pensões/DAP/Propessoas, que agora pretende expandi-lo para as outras áreas. “Decidimos disponibilizar a ferramenta pois, embora seja extremamente simples, representa uma inovação em nossa dinâmica de atendimentos”, complementa Simões.

Ações do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (DDP)

Quanto às ações do DDP, destacam-se o aprimoramento dos editais de redistribuição e remoção, a implantação do breezing forms e lançamento do novo site de concursos, a implantação do projeto piloto para análise curricular por gestão por competências aos(às) candidatos(as) nomeados(as) para o cargo de Assistente em Administração, e o Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP 2023).

O aprimoramento dos editais de redistribuição e remoção é realizado pela Coordenadoria de Mobilidade Funcional, que opera segundo a política de mobilidade proposta pela Pró-Reitoria de Gestão com Pessoas. O intuito é agilizar movimentações de pessoal, como lotação, cessão, colaboração técnica e redistribuição, contribuindo com o melhor aproveitamento dos(as) servidores(as) junto à universidade. Atualmente, os editais de redistribuição da Unifesp também constam no aplicativo/portal SouGov - opção Currículo e Oportunidades.

A implantação do breezing forms e o lançamento do novo site de concursos, por sua vez, foram promovidos pela Coordenadoria de Gestão de Vagas e Concursos/DDP/Propessoas, em parceria com Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), possibilitando aos(às) interessados(as) envio eletrônico dos documentos relacionados à inscrição em concurso público e/ou processo seletivo simplificado.

Já o projeto piloto para análise curricular por gestão, por competências aos(às) candidatos(as) nomeados(as) para o cargo de Assistente em Administração, consiste em uma análise curricular de cada servidor(a) para seu melhor direcionamento a oportunidades dentro da própria instituição. De acordo com Marli Kiyomi Fortunatti, diretora do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas, essa avaliação começa com a solicitação do currículo do(a) candidato(a), seguida de uma apresentação por videoconferência para exposição das vagas disponíveis para aquele perfil, a fim de alinhar expectativa e performance dos(as) candidatos(as). “Essa etapa é conduzida pela Coordenadoria de Gestão de Vagas e Concursos/DDP/Propessoas, em conjunto com as Coordenadorias de Gestão com Pessoas - Campus São Paulo e Hospital Universitário”, explica.

Ademais, o levantamento de necessidades do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP 2023) da Unifesp foi aprimorado, por meio de oficinas nos campi, reitoria e HSP/HU Unifesp e HU2 e realização de live de apresentação do novo método aplicado pelo Canvas de Necessidades, mesmo diante da pandemia foram viabilizadas oficinas on-line, que proporcionaram a escuta dos(as) servidores(as) em todos os campi e a participação dos(as) servidores(as)/chefias e gestão de pessoas para o elaboração de Plano de Desenvolvimento de Pessoas 2023. “Este foi encaminhado ao órgão central Sistema de Pessoal Civil (Sipec), do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, e já houve a devolutiva das ações de desenvolvimento ofertadas pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e em breve será divulgado em nossa instituição”, finaliza.

Lido 1376 vezes Última modificação em Segunda, 10 Abril 2023 12:54