Terça, 27 Junho 2023 12:51

Unifesp se destaca em workshop de tecnologia da informação da Andifes

Representada pela STI/Unifesp, instituição apresentou dois trabalhos, com destaque para o catálogo de serviços SUA Unifesp

WTICIFES Portal
Equipe da STI/Unifesp que participou do evento. Da esq. p/ a dir.a, em pé: Fábio Predolim, Felipe Silveira e Walfran de Araújo; sentados: José Ohta, Lidiane Cristina da Silva e Alexsandro Carvalho (créditos da imagem: WTICIFES 2023)

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) se destacou no Workshop de Tecnologia da Informação e Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil (WTICIFES), realizado entre os dias 20 e 22 de junho em São Luís (MA). O evento é promovido anualmente pelo Colégio de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e trouxe como tema central TIC como Estratégia de Transformação Digital na Educação.

Representado pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI/Unifesp), o grupo apresentou os seguintes trabalhos: Relato de experiência da implementação da Política Nacional de Dados Abertos na Unifesp, apresentado pelo servidor por Fábio Predolim, e Desafios da transformação do Catálogo de Serviços: um relato da experiência da Unifesp, apresentado por Walfran de Araújo. Ambas as apresentações foram muito bem avaliadas, sendo que a apresentação do catálogo de serviços do SUA Unifesp foi indicada pelos avaliadores como um dos melhores trabalhos apresentados. Além das apresentações, a Unifesp também teve participação na sessão Conectividade e Segurança da Informação, que foi coordenada pelo servidor Alexsandro Cardoso Carvalho.

Além de Fábio Predolim, Walfran de Araújo e Alexsandro Cardoso Carvalho, participaram do evento, pela Unifesp, a superintendente de Tecnologia da Informação, Lidiane Cristina da Silva, o diretor de Infraestrutura e Suporte de TI, José Carlos Aparecido Ohta, e o diretor de Soluções de Software, Felipe Dias Silveira. Representando o Ministério da Educação (MEC), estiveram presentes a diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior, Tania Mara Francisco, e o subsecretário de Tecnologia da Informação, Fábio Campelo Santos da Fonseca Ribeiro.

A próxima edição do WTICIFES ocorrerá em São Paulo e será promovida em conjunto pelas três IFES paulistas – Unifesp, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade Federal do ABC (UFABC). Para Lidiane Cristina da Silva, superintendente de TI, será uma grande oportunidade para a Unifesp receber o evento em 2024. “O evento é o único capaz de congregar as principais ações de TI que ocorrem nas instituições de ensino superior federais. Considerando São Paulo um polo de tecnologia, a indicação de recebermos o evento é uma grande honra. Esperamos entregar um evento que promova bastante networking e conhecimento entre as IFES”.

Todas as informações referentes à edição de 2023 do WTICIFES estão disponíveis na página do evento.

Lido 1183 vezes Última modificação em Sexta, 07 Julho 2023 09:57