Sexta, 01 Setembro 2023 10:11

Unifesp tem duas propostas aprovadas em chamada para Equipamentos Multiusuários (EMU)

Fapesp apoiará a aquisição de infraestrutura científica de alto valor para uso científico

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) anunciou os projetos selecionados na chamada para Equipamentos Multiusuários (EMU) para Uso Científico, lançada em 2022, no âmbito do Programa de Apoio à Infraestrutura de Pesquisa do Estado de São Paulo.

A Unifesp teve duas propostas aprovadas no edital. A primeira Aquisição de Microscópio de Varredura 3D para o Centro de Microscopia Eletrônica da Unifesp para obtenção de imagens de células e tecidos de alta resolução e reconstrução tridimensional tem com pesquisador responsável o professor Sergio Schenkman, da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) - Campus São Paulo. A segunda Aquisição de Plataforma NanoString GeoMx Digital Profiler para a implantação do Laboratório Multidisciplinar de Multiômica Espacial (LMME) tem como pesquisadora responsável a professora Soraya Soubhi Smaili, do Instituto de Farmacologia e Biologia Molecular da Unifesp. O desenvolvimento dos projetos aprovados irá envolver pesquisadores(as) de vários campi da Unifesp.

As propostas selecionadas terão apoio da Fapesp na aquisição de equipamentos para pesquisa de valor elevado que não podem, ordinariamente, ser adquiridos em auxílios das modalidades regulares concedidas pela Fundação. O objetivo é possibilitar o acesso de grupos de pesquisas a ambientes dotados de infraestruturas modernas de alta capacidade tecnológica, com vistas a elevar a qualidade da pesquisa científica, tecnológica e de inovação.

Para o professor Fernando Atique, pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifesp, “a chegada desses equipamentos de ponta na Unifesp permite um salto de qualidade nas pesquisas em andamento e, sobretudo, a consolidação de uma proposta de compartilhamento de equipamentos, seguindo uma tendência verificada em todo o mundo”. Atique destaca ainda que “o empenho dos(as) pesquisadores(as) da EPM/Unifesp em buscar a participação em editais importantes, como este da Fapesp, comprova o compromisso com a instituição”.

Mais informações podem ser obtidas neste link.

Lido 933 vezes Última modificação em Terça, 03 Outubro 2023 10:59