Quinta, 05 Outubro 2023 11:26

Unifesp, Ufscar, UFABC e IFSP realizam mesa-redonda no Dia de Luta pela Democracia Brasileira

Dia Da Democracia

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a Universidade Federal do ABC (UFABC) e o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), promove neste dia 5 de outubro, a partir das 17h, uma mesa-redonda sobre o Dia de Luta pela Democracia Brasileira. Liderada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e outras entidades científicas e da sociedade civil, a ação faz parte das celebrações que marcam o aniversário da promulgação da Constituição Federal de 1988.

Participam do debate os(as) docentes Alessandra Teixeira, (UFABC), Henrique Zoqui Martins Parra (Unifesp), Rafael Alves Scarazzati (IFSP) e Vera Alves Cepêda (UFSCar). A mediação será do professor Fernando Atique (Unifesp). O evento será transmitido pelo canal Unifesp Ao Vivo no YouTube, de forma simultânea com os canais oficiais das demais instituições paulistas.

Já a Andifes realizará uma mesa redonda nacional exclusiva sobre o tema das 14h às 16h, juntamente com várias outras atividades organizadas pelas entidades participantes. A programação completa das universidades e institutos federais estará disponível no site da Andifes.

Sobre o Dia de Luta pela Democracia Brasileira

O Dia de Luta pela Democracia Brasileira é uma atividade nacional, que conta com o apoio de várias instituições, incluindo a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), universidades públicas, institutos Federais e Centros Federais de Ensino.

Segundo a Andifes, o Dia de Luta pela Democracia Brasileira nasceu da necessidade de conscientizar a sociedade, especialmente os jovens, sobre os fundamentos essenciais da democracia diante dos desafios relacionados à ditadura, tortura e censura. Em um regime democrático, direitos como liberdade de expressão, de manifestação, de locomoção e acesso à justiça são garantidos e devem ser fortalecidos.

Lido 469 vezes Última modificação em Sexta, 06 Outubro 2023 14:29